São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arte é opção para Natal

DA REDAÇÃO

O leitor tem neste fim de ano uma boa variedade de livros de arte à disposição, desde a crítica social presente nas "Caricaturas" do francês Honoré Daumier, do século passado, até um ensaio que analisa a relação da obra pictórica de Jorge de Lima -reproduzida no livro- com sua produção poética.
Há também apostas mais ousadas, como o primeiro tomo dos quatro de "A Aventura Surrealista", de Sérgio Lima -publicação conjunta de três editoras-, que pretende analisar a produção artística e literária do movimento artístico de vanguarda.
Se, por um lado, há ousadia, por outro, o tom em muitas editoras é de cautela. Alguns lançamentos de Natal foram adiados para o ano que vem devido ao temor de que o volume de vendas não seja adequado. O leitor encontra, de qualquer maneira, bons lançamentos tanto no terreno de ficção quanto no de não-ficção.
O universo bem-humorado e repleto de deslocamentos de significados de Moacyr Scliar fica mais acessível em seus "Contos Reunidos", com 104 contos. O mesmo acontece com a obra do escritor russo Dostoievski, uma das matrizes da ficção romanesca contemporânea, reunida integralmente em quatro volumes. Há ainda o clássico do alemão Alfred Dõblin, "Berlim Alexanderplatz", que originou um filme de mais de 15 horas do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder.
Entre os ensaios, destacam-se a acessível história da literatura brasileira escrita por Erico Verissimo e a seleção de cartas da poeta norte-americana Elizabeth Bishop, que, em vários momentos, trata do Brasil -país em que viveu por cerca de 20 anos.

Texto Anterior: REVISTA; INTELIGÊNCIA
Próximo Texto: FICÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.