São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ciência salta das páginas

MÔNICA RODRIGUES COSTA

"O Mais Incrível Livro de Ciências" é um "pop-up book", ou seja, tem ilustrações que saltam das páginas, de objetos que contam a história da ciência.
Na primeira página, há toca-discos com disco que traz a rima gravada por Thomas Edison em 1877 no cilindro do fonógrafo recém-inventado pelo cientista.
Na seguinte, um microscópio que diminui e aumenta imagens ensina a função das lentes.
Depois, um caleidoscópio demonstra o uso de espelhos e a mistura de cores. Ainda há bússola, relógio de sol e outras engenhocas de papel.
Em 14 páginas, o livro traz informações sobre a história e a aplicação de instrumentos que exploram o som, a luz, o magnetismo, além de pequenas seções com curiosidades.
Os golfinhos, por exemplo, usam o campo magnético da Terra para se orientar.
A diagramação lúdica favorece quem tem entre 8 e 10 anos e não tem paciência para ler assuntos difíceis, especialmente se as informações estiverem dispostas de forma acadêmica, como nos livros paradidáticos tradicionais.

"O Mais Incrível Livro de Ciências". De Jay Young, em associação com o Museu de Ciências de Londres. Tradução: Klaus Otto Alfried Neisser. Livraria Melhoramentos, praça Nossa Senhora Aparecida, 197, Moema. Tel. 5561-2514. Tiragem: 5.000. Preço: R$ 27.

Texto Anterior: conheça os melhores de 95
Próximo Texto: congelado é opção prática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.