São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebê de 1 ano parece com o pai, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Com um ano de idade, crianças parecem mais com seus pais e não com suas mães, sugere estudo publicado no último número da revista britânica "Nature".
Pesquisadores da Universidade San Diego (EUA) mostraram a 122 voluntários fotografias de 24 pessoas em três idades diferentes: um, dez e 20 anos.
Os voluntários tiveram que escolher, entre fotografias de três mulheres e três homens, qual o pai e mãe de cada pessoa.
Segundo os pesquisadores, os voluntários tiveram um índice de acerto de 50,5% na escolha do pai das garotas de um ano apresentadas e um índice de acerto de 48% quando a fotografia apresentada era de um garoto de um ano.
Para os cientistas, pode haver uma razão evolutiva para essa semelhança. Segundo eles, a mãe tem certeza de que o filho é seu. O pai, não. Assim, dizem eles, a semelhança de um bebê com o pai teria sido favorecida pela evolução, o que teria encorajado o investimento parental.
Outra hipótese levantada pelos cientistas é que a forma e traços faciais do bebê teriam uma maior contribuição genética do pai.
Segundo eles, outros estudos já mostraram que os genes maternos e paternos trabalham de formas diferentes.
Parecendo mais com o pai, o bebê pode ser prontamente reconhecido por ele. "O investimento parental seria maior", escreveram na revista.
Dor nas costas
Tração, um dos tratamentos mais comuns para dor nas costas, pode não funcionar, segundo estudo no último número da revista médica "The Lancet".
Os resultados mostraram que 44% dos pacientes que se submeteram ao tratamento melhoraram, contra 51% que não apresentaram melhora.

Texto Anterior: Vera Fischer deixará o Rio para repousar
Próximo Texto: Polícia procura causas de acidente com ônibus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.