São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Sistema ensina a usar defensivo agrícola

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Rhodia Agro, divisão de defensivos agrícolas do grupo Rhodia, está levando cursos sobre seus produtos ao local de trabalho de agricultores, com o uso de um ônibus multimídia.
A empresa investiu cerca de US$ 120 mil para dotar um microônibus de computadores, telão, equipamento de som e um programa multimídia para ensinar aos agricultores como utilizar com segurança defensivos agrícolas.
Segundo Marcelo Okamura, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Rhodia Agro, o ônibus multimídia vem despertando um interesse muito grande por parte dos agricultores.
"Já levamos nossa unidade móvel a várias regiões de São Paulo e de Minas Gerais, em um total de mais de 1.200 agrônomos, revendedores e agricultores treinados".
Para Okamura, a grande vantagem da unidade móvel de treinamento da Rhodia Agro é poder levar o treinamento direto até as fazendas. "As pessoas estavam saturadas do sistema convencional de palestras de demonstração de produtos e a frequência estava caindo muito".
Segundo Okamura, o sistema renovou o interesse dos agricultores por esse tipo de apresentação. "Com a multimídia, encontramos uma maneira diferente de apresentar as informações, além de não precisar fazer o agricultor viajar para fazer o curso", diz ele.
O sistema implantado no ônibus utiliza um computador 486DX4 de 100 MHz e uma tela de 29 polegadas. O sistema permite também a captação de informações junto aos agricultores e técnicos.
Teclados instalados nas poltronas do ônibus permitem que os frequentadores do treinamento interajam com a multimídia e respondam a questionários sobre a importância de determinadas pragas e doenças da região.
O ônibus é equipado também com telefone celular. O objetivo é permitir que qualquer dúvida levantada pelos participantes seja respondida por técnicos da Rhodia em São Paulo.
O programa multimídia foi desenvolvido pelo departamento de comunicação da Rhodia em parceria com a Um mais Zoom Produções Visuais.
Atualmente, o treinamento por multimídia está sendo utilizado para divulgar um único produto, o inseticida Regent, que elimina pragas que atacam a cultura da batata.
A empresa pretende estender o programa para outros produtos e culturas como café e laranja.

ONDE SABER MAIS
RHODIA: tel. (011) 545-4097

Próximo Texto: MasterDix dá descontos em "PageMaker 5.0"; LASoft reduz preço de Fotoman Plus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.