São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglês relata um Brasil desconhecido

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE (MG)

Erramos: 20/12/95
Diferentemente do publicado à pág. 5-5 ( Ilustrada) de ontem, o engenheiro inglês James Wells veio ao Brasil durante o 2o. Reinado. No mesmo texto, a construção correta do primeiro parágrafo é a seguinte: "Os ingleses já conheciam, há um século, um Brasil de que só agora os brasileiros vão poder tomar conhecimento".
Os ingleses já conheciam, há um século, um Brasil que só agora os brasileiros vão poder tomar conhecimento.
Publicado na Inglaterra em 1886, o livro "Explorando e Viajando Três Mil Milhas através do Brasil" chega aos leitores brasileiros, através de uma edição em português da Fundação João Pinheiro, de Belo Horizonte (MG).
O livro, que será lançado hoje à noite na capital mineira, traz o diário de viagem do engenheiro inglês James Wells, que atravessou o país saindo em 1870 do Rio de Janeiro e chegando ao Maranhão, oito anos depois.
No prefácio escrito especialmente para esta edição pelo historiador inglês Christopher Hill, de linhagem marxista, ele destaca o interesse demonstrado por vários viajantes ingleses pelo Brasil do século passado.
Tanto interesse era explicado porque, segundo Hill, o Brasil no século passado era mais desconhecido do que a África pelos europeus.
O mais famoso destes viajantes foi "sir" Richard Burton, cônsul do Brasil em Santos. Todos, porém, queriam conhecer as potencialidades econômicas e reservas naturais do interior para a exploração comercial.
Ao contrário de Burton e outros viajantes, ele não tinha cargo oficial nem título de nobreza. Sua condição permitiu que ele tivesse contato maior com as populações do interior.
Ele bebeu cachaça com sertanejos de Minas e da Bahia, fez contato com índios, lutou contra porcos-do-mato e comandava pessoalmente as suas equipes, recusando-se a empregar ingleses na expedição.
Muitos dos apontamentos feitos pelo engenheiro perderam-se durante os acidentes de viagem. Na travessia de uma correnteza de um afluente do Rio Tocantins, ele perdeu malas onde estavam notas importantes.
Se é possível saber muito sobre o Brasil do século passado através de Wells, pouco se sabe do autor, apenas que ele veio ao Brasil para projetar uma estrada ferroviária durante o 2º Império.
Hill apenas conseguiu localizar um único exemplar de um romance escrito por Wells, que se passa na Amazônia, onde, pelo que se conhece, ele nunca esteve.

Livro: Três Mil Milhas através do Brasil
Autor: James Wells
Preço: R$ 80 (2 volumes)
Onde encontrar: Livraria Nobel (r. Maria Antônia, 108, São Paulo, tel. 011/257-1144)

Texto Anterior: O espírito precisa de um corpo
Próximo Texto: Tiradentes usou o manuscrito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.