São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda Funkadelic mistura dança e deboche

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pacote da Charly/Paradoxx também promove a volta às lojas do irreverente funkeiro norte-americano George Clinton, líder das bandas Funkadelic e Parliament.
Depois de integrar o grupo vocal The Parliaments durante boa parte das décadas de 50 e 60, Clinton chegou a compor para a gravadora Motown, até formar a Funkadelic, em 1968.
Influenciado por bandas de hard rock, como os Stooges e o MC5, Clinton apostou em uma fusão da música negra com o rock pesado -fórmula que Jimi Hendrix e Sly Stone já tinham experimentado.
Combinando levadas de funk, guitarras roqueiras e metais quase jazzísticos com letras entre o obsceno e o escatológico, além de um visual bizarro, Clinton transformou-se no Dr. Funkenstein, seu anárquico "alter ego".
Relançados em CD, os álbuns "Hardcore Jollies" (1977), "One Nation Under a Groove" (1978) e "Uncle Jam Wants You" (1979) marcam um novo período de transição na música de Clinton.
Os solos roqueiros do guitarrista Eddie Hazel ainda dominam várias faixas do álbum "Hardcore Jollies", como "Cosmic Slop".
No entanto, com o sucesso de "One Nation Under a Groove", faixa mais "dance", Funkadelic começou alterar sua rota musical.
Essa mudança já é evidente no álbum "Uncle Jam Wants You". Faixas quilométricas, como "(Not Just) Knee Deep", investem na dança, ironizando o espírito militarista dos EUA.

Títulos: Hardcore Jollies; Uncle Jam Wants You; One Nation Under a Groove
Banda: Funkadelic
Lançamento: Charly/Paradoxx
Quanto: R$ 20,00 (CD, em média)

Texto Anterior: Soul de Curtis Mayfield volta às lojas
Próximo Texto: Parceria não decola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.