São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995 |
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Saiba como preparar o carro para o verão
MARCELO TADEU LIA
Em primeiro lugar, o ideal é cuidar da saúde do motor e, assim, evitar problemas de aquecimento excessivo. Pelo menos uma vez por semana deve ser checada a água do radiador e completar o nível, se necessário. O ideal é sempre usar a proporção de aditivo -ajuda a evitar que o motor ferva- recomendada pela fábrica. Caso o radiador esteja com acúmulo de sujeira, uma limpeza ajuda a evitar panes. Os radiadores de veículos mais novos são fabricados em plástico e alumínio e, uma vez danificados, devem ser substituídos. Cabine Para minimizar o calor escaldante no interior do veículo, quando ele fica parado sob o sol, protetores solares para pára-brisa e vidros laterais ajudam. Os protetores normalmente encontrados em lojas ou com ambulantes, feitos de tecido ou material plástico, são mais baratos, mas menos eficientes. Os mais sofisticados -importados- são feitos com tecidos sintéticos que refletem a luz solar -por isso, conseguem melhores resultados. Para não sofrer tanto com o calor na cabine, o ideal é ter no carro um sistema de ar-condicionado -pode ser instalado em qualquer modelo nacional ou importado. O ar-condicionado, além de refrescar a cabine, ajuda a desembaçar o pára-brisa e permite trafegar com os vidros fechados. Pequenos ventiladores, ligados à bateria e instalados no painel, também podem ser a solução. Existe, inclusive, um modelo importado (Izho) que é acionado com energia solar -em média, R$ 65. Uma dica para o motorista que já tem o ar-condicionado é o porta-copos importado que, fixado na saída do ar, ajuda a manter refrigerantes e sucos gelados. Texto Anterior: Carro merece presente no Natal Índice |
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