São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Saiba como preparar o carro para o verão

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Manter o veículo "frio" durante os meses do verão não é complicado, torna mais agradável dirigir e evita complicações.
Em primeiro lugar, o ideal é cuidar da saúde do motor e, assim, evitar problemas de aquecimento excessivo.
Pelo menos uma vez por semana deve ser checada a água do radiador e completar o nível, se necessário. O ideal é sempre usar a proporção de aditivo -ajuda a evitar que o motor ferva- recomendada pela fábrica.
Caso o radiador esteja com acúmulo de sujeira, uma limpeza ajuda a evitar panes.
Os radiadores de veículos mais novos são fabricados em plástico e alumínio e, uma vez danificados, devem ser substituídos.
Cabine
Para minimizar o calor escaldante no interior do veículo, quando ele fica parado sob o sol, protetores solares para pára-brisa e vidros laterais ajudam.
Os protetores normalmente encontrados em lojas ou com ambulantes, feitos de tecido ou material plástico, são mais baratos, mas menos eficientes.
Os mais sofisticados -importados- são feitos com tecidos sintéticos que refletem a luz solar -por isso, conseguem melhores resultados.
Para não sofrer tanto com o calor na cabine, o ideal é ter no carro um sistema de ar-condicionado -pode ser instalado em qualquer modelo nacional ou importado.
O ar-condicionado, além de refrescar a cabine, ajuda a desembaçar o pára-brisa e permite trafegar com os vidros fechados.
Pequenos ventiladores, ligados à bateria e instalados no painel, também podem ser a solução. Existe, inclusive, um modelo importado (Izho) que é acionado com energia solar -em média, R$ 65.
Uma dica para o motorista que já tem o ar-condicionado é o porta-copos importado que, fixado na saída do ar, ajuda a manter refrigerantes e sucos gelados.

Texto Anterior: Carro merece presente no Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.