São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como deixar a casa ao viajar

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pretende viajar e passar mais de uma semana fora de casa deve tomar alguns cuidados básicos com a casa para evitar surpresas desagradáveis na volta.
Combinar medidas de auxílio mútuo com os vizinhos é fundamental. A velha providência de deixar uma lâmpada acesa para dar impressão de que há alguém em casa é válida, segundo Francisco Basile, delegado chefe da Divisão de Crimes contra o Patrimônio.
"É importante, porém, deixar a chave com o vizinho para que ele possa desligar a luz durante o dia. Se a lâmpada ficar acesa ininterruptamente, o ladrão vai perceber que a casa está vazia", diz.
Outra medida é pedir para que o vizinho retire jornais, revistas e correspondências para que não se acumulem em frente da casa.
"Há quadrilhas cujos membros andam muito bem vestidos, de terno e gravata. Eles tocam a campainha e, se ninguém atende, arrombam a fechadura e entram", afirma o delegado. "O vizinho deve anotar a placa, o modelo e a cor do veículo das pessoas que estão tocando insistentemente a campainha e acionar a polícia."
Para dificultar a ação do ladrão, o delegado aconselha que se dê preferência a fechaduras quádruplas (de quatro voltas) no lugar de cadeados. "O cadeado não é seguro, pode ser arrombado em três segundos", diz. "Os marginais se valem dos descuidos do dono da casa. Se a pessoa tomar essas medidas, o risco de haver furto é muito menor", afirma.
A Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S/A) recomenda que os moradores tirem da tomada eletrodomésticos como TVs, vídeos e microondas como medida de economia de energia elétrica.
Se a ausência for por mais de sete dias, a geladeira deve ficar vazia e limpa para ser desligada.
Para evitar mau cheiro, a porta da geladeira pode ficar aberta. Dentro do refrigerador podem ser colocadas rodelas de batatas.
Outra dica é colocar no interior do aparelho um pedaço de carvão vegetal, o mesmo que se usa em churrasco. Há ainda a alternativa de espremer um limão, misturar o suco com bicarbonato e pôr em um copo na geladeira, sempre deixando a porta aberta.
No caso do gás, verifique se o registro dos aparelhos está fechado e se o piloto do aquecedor instantâneo está apagado.
Para as plantas, o macete para quem vai ficar fora de 15 a 20 dias é colocar uma garrafa cheia de água ao lado do vaso de plantas. Pegue uma corda grossa e coloque uma ponta dentro da garrafa e enterre 5 cm da outra ponta na terra do vaso.
Isso evita o ressecamento da terra por intermédio da absorção da água da corda.

Texto Anterior: Vestibular da Unesp começa com prova de conhecimentos gerais 'fácil'
Próximo Texto: Ainda há passagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.