São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende artista que danificou Miró

DA SUCURSAL DO RIO

A polícia do Rio prendeu ontem um artista plástico acusado de danificar a tela "Mulheres na Rua", do artista catalão Joan Miró, que estava exposta no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no centro do Rio.
Jandr Lúcio Guimarães dos Reis, 27, foi preso depois que policiais da 32ª DP (Delegacia de Polícia), em Jacarepaguá (zona oeste do Rio) receberam denúncia contra ele.
Em depoimento à polícia, Reis teria dito que estava desesperado por não ter "espaço na crítica nem local para expor no Rio". Ele se mudou de Manaus para o Rio há nove anos e mora em Santa Teresa, bairro da região central.
Com autorização da Fundação Miró, o CCBB restaurou na madrugada de ontem a tela danificada. O quadro havia tido uma mão impressa com cola preta.
A restauradora Silvia Bazzoni foi contratada pelo CCBB para o trabalho, que se estendeu das 22h de segunda-feira até 6h de ontem. Bazzoni usou uma mistura do solvente tolueno e de álcool para dissolver a cola e retirou o material com um estilete.
A mancha restante foi lavada com um preparado com ação equivalente à de um sabão neutro. A restauradora fez pequenos retoques com aquarela no fundo branco.
A tela "Mulheres na Rua", que tem as duas mãos de Miró impressas, é avaliada em US$ 1 milhão. A terceira mão foi colocada no meio do quadro, a 15 centímetros da margem direita.
A peça fazia parte da mostra "Caminhos da Expressão". A exposição, incluindo a tela recuperada, segue hoje para São Paulo.
A diretora da Fundação Miró, Aina Bibiloni, chegou ao Rio anteontem e acompanhou os primeiros testes, autorizando que a restauração fosse feita no Brasil.
"Tinha que ser feito rápido, enquanto a cola não estava completamente seca", disse Bazzoni.

Texto Anterior: Alunos de SP terão educação ambiental em 96
Próximo Texto: Câmara veta 'apartheid' em elevador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.