São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Juíza aceita denúncia contra o BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A juíza da 17ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Maísa Giudice, aceitou ontem denúncia do Ministério Público que alega improbidade administrativa de dirigentes do Banco Central e do Banco Econômico.
A ação pede a anulação de atos que redundaram nos empréstimos ao Econômico de dezembro de 94 a agosto de 95, na data da intervenção. Se aceita a anulação, os réus serão obrigados a devolver R$ 3 bilhões à União. Entre eles estão o ministro Pedro Malan (Fazenda) -que presidiu o BC no governo Itamar-, o ex e o atual presidente do BC, Pérsio Arida e Gustavo Loyola (respectivamente), mais três diretores do BC e três do Econômico, incluindo o dono, Ângelo Calmon de Sá. Procurados pela Folha, os acusados não se pronunciaram sobre a ação.
O BC já enviou ao Tribunal Regional Federal pedido de cassação da liminar que suspendeu o Proer (programa de estímulo a fusões bancárias), concedida pela juíza federal Selene de Almeida. O BC argumenta que o Supremo Tribunal Federal negou ação de inconstitucionalidade movida pelo PT.

Próximo Texto: Roupa nova; Há investimentos; Extensão da linha; Tecendo o fio; Em mudança; Sem fundo; Dinheiro no bolso; Céu nublado; Plano de vôo; Títulos cambiais; Os sem-banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.