São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque de trens mata pelo menos 75 no Egito

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 75 pessoas morreram e 76 ficaram feridas quando um trem lotado bateu em outro que estava à sua frente na cidade de Badrachin, 28 km ao sul do Cairo, a capital do Egito.
O acidente, ocorrido na estação de trens da cidade, foi o pior em 15 anos na rede ferroviária do Egito, considerada uma das mais perigosas do mundo.
Segundo pessoas que presenciaram o acidente, um trem com cerca de 120 trabalhadores ferroviários, que ia do Cairo à cidade de Beni Suef em alta velocidade, chocou-se na traseira do outro, que seguia para Assiut.
A colisão, que ocorreu pouco antes das 8h (4h em Brasília), teria sido causada pela neblina. O condutor do trem que ia para Beni Suef, Mahmoud Ali, que teve sua perna direita amputada, disse que o outro trem não deveria estar ali no momento do acidente.
"Só via neblina", disse. "Não devo parar nesse local. Fiquei atordoado pelo que aconteceu." Ele afirmou que não havia luz vermelha indicando que deveria parar.
Segundo um comunicado da companhia ferroviária do país, havia luzes de sinalização, mas o condutor não as respeitou.
Funcionários do governo disseram que o trem que ia para Beni Suef havia saído antes do previsto.
O outro trem levava várias crianças, que iam a escola de Assiut. Neste trem estavam também 16 turistas estrangeiros, cuja nacionalidade não foi divulgada. Ele seguia em baixa velocidade por causa da neblina.
Segundo o chefe da polícia local, Mohammed el Mahdi, o total de mortos deveria subir, já que ainda havia muitas pessoas presas entre as ferragens.
Com o acidente, foram suspensos todos os trens entre o Cairo e o sul do país, porque um dos vagões que descarrilou impedia a passagens de trens por outros trilhos.
O Ministério dos Transportes formou uma comissão para apurar as causas do acidente. Em abril, um trem atingiu um ônibus num cruzamento, deixando 49 mortos.

Texto Anterior: Jornais receberam ameaças
Próximo Texto: Ébola é transmitido pelo ar em macacos, dizem pesquisadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.