São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paralisação nos EUA atinge duração recorde

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que hoje entra em seu sétimo dia, começa a produzir prejuízos para boa parte da população americana.
Cerca de 3,3 milhões de veteranos de guerra dos Estados Unidos receberão, com pelo menos um dia de atraso, sua pensão equivalente do mês de dezembro.
Governo e oposição não conseguiram chegar ontem a um acordo nem mesmo sobre a questão específica do pagamento dos veteranos, que recebem seus cheques pelo correio no dia 1º de cada mês.
Cerca de 14 milhões de famílias correm o mesmo risco se não houver entendimento hoje sobre o pagamento de benefícios previdenciários a casais pobres com filhos menores de idade.
Este é o período mais longo de fechamento do governo federal dos EUA devido à ausência de Orçamento aprovado. O recorde anterior, de novembro último, foi de seis dias de paralisação.
O presidente Bill Clinton e os líderes da oposição republicana, Bob Dole e Newt Gingrich, têm encontro marcado para hoje.
Eles vão tentar resolver o impasse antes do Natal para conseguir poupar suas desgastadas imagens públicas.
A mais recente reunião dos três, na terça-feira, produziu um acordo que, no entanto, foi recusado pelas bases do Partido Republicano, o que provocou o cancelamento por Bill Clinton de outra reunião no dia seguinte.
Cerca de 260 mil funcionários públicos federais estão sem trabalhar e sem receber desde sábado passado.
Além dos cheques dos veteranos e da Previdência Social, cerca de 30 mil bolsas de estudo por dia estão deixando de ser pagas por causa da paralisação.
Além disso, atividades de turismo, controle do meio ambiente, emissão de vistos e passaportes, além de relações públicas, estão paralisadas.

Texto Anterior: Príncipe Charles rejeita novo casamento
Próximo Texto: Clinton admite enviar seus papéis ao Senado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.