São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Chargista da FT morre aos 65 anos

Otávio Oliveira teve embolia pulmonar

DA FT

O chargista Otávio Câmara de Oliveira morreu ontem aos 65 anos de embolia pulmonar no hospital Santa Isabel, na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.
Ele estava internado desde terça-feira passada para fazer exames no pulmão.
Além de chargista, Oliveira também era jornalista e pintor. Ele iniciou a carreira no jornal "Última Hora", em junho de 1960.
Em 1970, começou a trabalhar para a FT. O chargista ganhou vários prêmios durante seus 35 anos de carreira.
Entre eles, o Andorinha-78, como melhor chargista político do ano, e o Waldemar Seyssel-Arrelia, por ser o destaque do ano em sua profissão. Em 75, Oliveira fez uma exposição com suas pinturas em São Paulo. Nelas mostrava o cotidiano do cidadão paulistano. Boêmio, adorava passear à noite em companhia dos amigos artistas, os compositores e cantores Luiz Carlos Paraná, Adalto Santos e Paulo Vanzolini e os jornalistas Samuel Wainer e Carlos Torres Dias.
Segundo Dias, Oliveira era uma pessoa excepcional e tinha um traço muito bom.
A charge mais polêmica de Oliveira foi feita às vésperas de um clássico entre Palmeiras e Corinthians, em 1962. Na charge, Nossa Senhora Aparecida tinha as feições de Pelé, os braços musculosos e abençoava as duas equipes com um ponto de interrogação sobre a cabeça.
Os católicos se revoltaram. O jornal "Última Hora" precisou pedir desculpas ao bispo.

Texto Anterior: Segundinho, filho do 'rei', casa-se em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.