São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela e Menem encontraram Samaranch

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Na escolha da sede de uma Olimpíada, outros fatores contam, além da infra-estrutura oferecida para a organização dos Jogos. A influência de políticos também é decisiva. Nesse aspecto, duas candidatas, Cidade do Cabo e Buenos Aires, estão na frente.
No dia 2 de outubro, o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, aproveitou visita à Suíça para se reunir em Genebra com o presidente do COI, o espanhol Juan Antonio Samaranch.
No último dia 14, o presidente da Argentina, Carlos Menem, aproveitou viagem a Madri, para a assinatura de acordo entre o Mercosul e a União Européia, e fez uma escala em Lausanne (Suíça).
Na sede do COI, Menem se encontrou com Samaranch para promover a candidatura argentina.
Na luta para obter os Jogos, as candidatas prestam atenção a cada frase de Samaranch, em busca de indícios de favoritismo.
O espanhol, no entanto, é evasivo. Da Cidade do Cabo, disse: "É muito interessante, já que nunca houve uma Olimpíada no continente africano. Mas há muito trabalho pela frente".
O prazo de inscrição das cidades candidatas se encerra em 10 de janeiro. O Rio já está inscrito.
Na escolha da sede, marcada para setembro de 1997, os membros do COI (hoje 106) votam em vários escrutínios, um pouco como em um conclave (eleição do papa).
(AFt)

Texto Anterior: OS CANDIDATOS A 2004
Próximo Texto: Derrota de Brasília para o ano 2000 foi negativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.