São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOODBYE, VIETNÃ

DA REDAÇÃO

A Folha publica hoje mais uma parte da série do fotógrafo Sebastião Salgado sobre migrações no mundo. O tema é o movimento de populações do Vietnã. A série deve durar até o ano 2000 e é publicada no Brasil com exclusividade pela Folha. "El País", "The New York Times", "The Independent" e "Time" são algumas das outras publicações que também divulgam a série.
Salgado fotografa sempre em preto e branco e tem preferência por temas sociais. Já fez uma série de fotos, por exemplo, sobre a América Latina (que incluiu o garimpo de Serra Pelada) e outra sobre a fome no norte da África.
Neste mês, ele aproveitou uma parada em Paris, cidade onde vive, para registrar os protestos ligados à greve geral e os transtornos que ela provocou na vida dos franceses. A Folha publicou estas fotos na semana passada.
Nascido em Minas Gerais, Salgado é graduado em economia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado nos EUA e considerado o maior fotógrafo documental da atualidade. O tema retratado nestas páginas por Salgado veio à tona no início do ano, quando o presidente dos EUA, Bill Clinton, decidiu normalizar as relações com o Vietnã.
Na época, ele falou exaustivamente sobre a importância da decisão para as famílias dos 2.202 americanos desaparecidos durante a guerra no país. Mas deixou de mencionar os milhares de fugitivos do regime comunista vietnamita, que se encontram em campos do Sudeste Asiático.
Para a ONU, estas pessoas são emigrantes econômicos, e não refugiados políticos -e por isso não têm os benefícios do asilo político. Muitos deles, em desespero, acabam repatriados, como mostra Salgado na fotos publicadas nesta página e na seguinte. Mais de 20 anos após o fim da guerra com os EUA, estes vietnamitas ainda sofrem a violência e as dificuldades daqueles dias.

Texto Anterior: Partido quer volta da URSS
Próximo Texto: O barato que sai caro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.