São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tutu à inglesa

por Patricia Carta

PATRICIA CARTA
FOTOS FERNANDO LOUZA

A última sensação no mundo da moda de Londres é o mineiro Inácio Ribeiro, 34. Ex-estilista da Divina Decadência, Ribeiro se mandou há oito anos para lá, onde cursou a escola de estilismo St. Martin, uma das melhores da área. Conheceu a inglesa Suzanne Clements, 30, e juntos criaram a Clements Ribeiro.
A última coleção da dupla, do verão de 1996, apresentada em outubro na embaixada brasileira, estava tomada pelos melhores compradores e a nata da imprensa internacional -a mesma que os consagrou e os divulgou no inverno passado.
Antenadíssimos, Suzanne e Inácio (também conhecido como Papaulo) pularam do conservador-chique para o suburban-chique e garantiram presença nas revistas mais respeitadas do mundo fashion, "Vogue" e "Harper's Bazaar" à frente.
Ponto para o casal, que percebeu, de novo, a hora de subverter a ordem. A primeira vez foi em 1992, quando, no auge do desconstrutivismo belga, surpreendeu com uma moda muito bem-construída.
Agora, substituíram a pesquisa na alta-costura e a inspiração nos costureiros Oleg Cassini e Courregés pelos catálogos da Sears das décadas de 30 e 40. Trocaram Jackie Kennedy por Faye Dunaway, o visual de bom gosto dos anos 60 pela falta de gosto dos 70. Abandonaram o preto, o branco, o camelo e o brocado. Assumiram as cores fortes, o floral, o xadrez e o gelo. Mas confirmaram as formas simples, a preocupação de sempre com os materiais e o mesmo acabamento impecável.
Sem nenhum artifício, criaram uma moda à vontade, fácil de usar. Ribeiro acredita na elegância sem esforço e detesta a modernidade do estilista austríaco Helmut Lang (um dos deuses da moda). "Ele faz peças mal cortadas e usa tecidos esquisitos", diz Ribeiro. "Não dá vontade de usar", acrescenta, seguro.
Afinal, a etiqueta anglo-brasileira está nas lojas Liberty e Harrods, em Londres; Henri Bendel e Barney's, em Nova York e Beverly Hills; Joyce, em Hong kong; e 42 pontos-de-venda no Japão. Além disso, a Clements Ribeiro prepara uma coleção "cápsula" para a tradicional Burberry's.

Texto Anterior: "não somos Raimundos"
Próximo Texto: minicirco em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.