São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

evite suar em bicas

CRISTINA ZAHAR

Suar muito não é exclusividade de maratonistas ou atletas em geral. Muitas pessoas transpiram excessivamente, seja qual for a atividade. Frio ou calor, elas mantêm mãos, pés ou axilas permanentemente molhados.
Esse distúrbio, conhecido como sudorese, tem causas diversas. Uma delas é o hipertireoidismo (atividade anormal da tireóide), que ataca mais as mulheres. A pessoa detesta o calor, fica agitada e sofre de taquicardia.
Outra causa provável é a hipoglicemia reativa (queda de açúcar no sangue devido a um desequilíbrio do pâncreas). Nesse caso, o paciente é acometido de sudorese sempre duas ou três horas depois de comer. É só ingerir açúcar que o mal-estar passa.
Diabete também provoca sudorese, graças a um desequilíbrio do sistema nervoso autônomo.
Mas o motivo mais frequente dessa suadeira toda é a hiperatividade do sistema nervoso simpático, que independe da vontade. Nesse caso, o tratamento é difícil, pois o suor é reação às descargas do sistema nervoso.
Em casos extremos, recomenda-se a remoção por cirurgia dos gânglios simpáticos, para diminuir a transpiração. Também é possível a extração de glândulas sudoríparas das axilas, sob determinação médica.
C.Z.

fonte: Alfredo Halpern / endocrinologista (tel. 851-1055).

Texto Anterior: minicirco em casa
Próximo Texto: na real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.