São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995 |
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Importar marca exige cuidados
NELSON ROCCO
Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties. Roberto Cintra Leite, diretor da Cintra Leite & Associados e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que é preciso ter atenção com a documentação, como Circular de Oferta de Franquia, contratos e manuais de operação -geralmente escritos em inglês. "Os franqueadores internacionais desconhecem o tamanho do país, o potencial econômico das principais capitais e o poder de consumo das classes populares." Em função disso, diz, os franqueadores estrangeiros atribuem ao master-franqueado (detentor dos direitos de exploração de uma marca) todo o território, não dão treinamento adequado e não auxiliam na organização da empresa. Ele afirma que alguns franqueadores mais inteligentes exigem dos empresários brasileiros a abertura de um determinado número de unidades próprias por um período. Para Cintra Leite, isso é positivo, já que dessa forma o master-franqueado pode comprovar sua competência operacional no setor. (NR) Texto Anterior: Redes internacionais invadem o país em 96 Próximo Texto: Estrangeiras são 10% do mercado Índice |
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