São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
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Importar marca exige cuidados

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O processo de adaptação do formato de uma franquia estrangeira leva de seis a oito meses em média. O investidor interessado precisa tomar uma série de cuidados.
Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties.
Roberto Cintra Leite, diretor da Cintra Leite & Associados e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que é preciso ter atenção com a documentação, como Circular de Oferta de Franquia, contratos e manuais de operação -geralmente escritos em inglês.
"Os franqueadores internacionais desconhecem o tamanho do país, o potencial econômico das principais capitais e o poder de consumo das classes populares."
Em função disso, diz, os franqueadores estrangeiros atribuem ao master-franqueado (detentor dos direitos de exploração de uma marca) todo o território, não dão treinamento adequado e não auxiliam na organização da empresa.
Ele afirma que alguns franqueadores mais inteligentes exigem dos empresários brasileiros a abertura de um determinado número de unidades próprias por um período.
Para Cintra Leite, isso é positivo, já que dessa forma o master-franqueado pode comprovar sua competência operacional no setor.
(NR)

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