São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem tranquila começa com carro revisado

DA REDAÇÃO

Para evitar problemas na estrada, mecânicos experientes recomendam, antes de mais nada, fazer a revisão básica do carro.
Os pneus devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade -lojas de pneus têm instrumentos adequados para a medição.
Se a profundidade estiver dentro do limite legal, basta alinhar a direção, balancear as rodas e calibrar os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do carro.
É importante verificar se os amortecedores estão bons. Eles são fundamentais para a estabilidade. Os mesmos locais que instalam pneus testam os amortecedores.
Depois, é a vez da parte elétrica. Mesmo quem não viaja à noite precisa estar com faróis, lanternas e piscas funcionando. A troca de lâmpadas é barata e evita multas.
No auto-elétrico, deve ser feita também a checagem dos limpadores de pára-brisa -palheta com borracha ressecada precisa ser substituída- e do lavador.
Trocar as correias do carro também não sai caro. Isso pode evitar paradas na estrada. O mecânico que fizer o trabalho deve aproveitar para limpar o radiador, colocando a proporção correta de aditivo e água na hora de reencher.
São obrigatórios no carro o extintor de incêndio -não pode estar fora do prazo de validade- e o macaco, além de triângulo para sinalização de emergência, chave de roda e chave de fenda.
Velocidade
A última dica para evitar aborrecimentos com a Polícia Rodoviária é andar no limite de velocidade -sempre existe certa tolerância, mas é bom não abusar.
Quem não consegue andar devagar deve prestar atenção a sinais de farol feitos por motoristas no sentido contrário -normalmente avisam que há policiais à frente, com radar ou binóculo.
Segundo a Polícia Rodoviária, 90% dos acidentes são devidos à imprudência dos motoristas. O melhor é dirigir com atenção.

Texto Anterior: Mecânicos desconhecem sistemas de injeção
Próximo Texto: Carro é mais veloz e equilibrado que modelos hatch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.