São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC elege a Bahia para descanso; ACM acha visita "um bom sinal"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA, DE MACEIÓ

O presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu uma base militar para descansar com a família. Ele quer ficar longe da imprensa e de Brasília. FHC embarca hoje de manhã para a Base Naval de Aratu, na Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA).
A viagem era um segredo guardado por quase dois meses pelo presidente e pelo ministro da Marinha, Mauro César Pereira.
O lugar foi escolhido pelo completo isolamento que as praias da base oferecem.
O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL) gostou da escolha de FHC. Segundo ele, "é um bom sinal" para o Banco Econômico e uma prova de que não há "hostilidade do presidente com Bahia".
FHC desembarca às 12h30 na capital baiana. Será recebido pelo presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL), filho de ACM. Do aeroporto, segue de helicóptero para a base naval, a 20 km do centro de Salvador.
Na base, FHC e a família terão acesso à praia de Inema, privativa da Marinha, para desfrutar o sol e o mar nordestinos. A Marinha garantirá a segurança.
Segundo ACM, até o final da tarde de ontem não havia nenhum encontro político na agenda do presidente.
Iemanjá
Perguntado sobre sua expectativa em relação à reunião que a direção do grupo Excel, de São Paulo, faz hoje com a diretoria do Banco Central no sentido de comprar o Banco Econômico, o senador baiano disse: "O presidente não iria se banhar nas águas de Iemanjá se não tivesse bons propósitos com a Bahia".
Caso a venda do Econômico seja concluída hoje, o que ACM diz considerar "improvável", estaria resolvido um dos principais focos de tensão política entre FHC e o PFL baiano.
FHC e sua família poderão voltar a Brasília para o Réveillon no Palácio da Alvorada. O presidente voltaria no próximo sábado. A assessoria da Presidência informou, no entanto, que se FHC gostar do local poderá até mesmo virar o ano na base naval.
É a terceira vez que FHC visita a Bahia desde que assumiu a Presidência, mas é a primeira que vai a Salvador.
Em sua primeira visita à Bahia, o presidente lançou o programa "Acorda Brasil - Está na Hora da Escola", em Santa Maria da Vitória, interior do Estado.
Na segunda vez, ele pousou no aeroporto de Paulo Afonso, no alto sertão baiano, para, logo em seguida, seguir rumo à inauguração da hidrelétrica de Xingó, na divisa dos Estados de Alagoas e Sergipe.

Texto Anterior: Alencar obtém empréstimo para 13º
Próximo Texto: Policiais vão à Justiça se forem demitidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.