São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges tenta o índice dos 50 livre pela última vez

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

O nadador brasileiro Gustavo Borges encara o Troféu Brasil como sua última chance de obter uma vaga nos 50 metros, nado livre, para os Jogos Olímpicos de 96, em Atlanta (EUA).
A competição, equivalente ao campeonato brasileiro de natação, começa hoje no Corinthians, em São Paulo, e vai até o fim-de-semana. A prova dos 50 m está marcada para sexta-feira.
"Se não conseguir aqui, não vou nadar os 50 m na Olimpíada. Ano que vem não tento", disse ontem Borges.
Os nadadores têm até maio para conseguir marcas que lhes dêem direito de ir a Atlanta. Mas Borges não quer perder tempo em 96 buscando índice.
Caso não o consiga na sexta-feira, prefere se dedicar as suas duas especialidades, os 100 m e 200 m, nado livre.
Nos 50 m, o índice que Borges precisa obter é de 22s90. Ele foi o 13º colocado nessa prova nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 92, com 23s01.
Ele já tem índice nos 100 m e está praticamente assegurado nos 200 m -só perde a vaga se outro nadador superar seu tempo.
O técnico Alberto Klar, da seleção brasileira e do Pinheiros, concorda com a decisão de Borges.
"Ele nunca foi um especialista nato nos 50 metros. É um nadador veloz, mas não explosivo. Tem seis meses para se concentrar nos 100 m e 200 m, para ter mais chance de medalha", explicou.
Borges treinou ontem, no final da tarde, na piscina do Corinthians. O frio e o vento serão motivo de inquietação, caso continuem durante a competição: "Vou ter que fazer o índice do jeito que estiver", resignou-se.
Fernando Scherer é, atualmente, o único brasileiro com vaga assegurada para Atlanta nessa prova. Scherer também já tem índice para os 100 m.

As finais de hoje à tarde: 100 m, livre (masculino e feminino); 200 m, peito (masculino e feminino); 200 m, costas (masculino e feminino); 800 m, livre (feminino) e 1500 m, livre (masculino)

Texto Anterior: Autuori deixa Botafogo e vai treinar o Benfica
Próximo Texto: Brasileiros travam duelo final do ano nos 100 livre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.