São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comandante da Otan recusa pedido sérvio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O comandante da Otan na Bósnia, o almirante dos EUA Leighton Smith, recusou pedido para que as forças dos sérvios da Bósnia continuem em Sarajevo (capital) até setembro de 1996, sete meses depois do previsto.
O comandante encontrou-se pela primeira vez com líderes dos sérvios da Bósnia. Ele recusou reunião com os líderes Radovan Karadzic e Ratko Mladic, que são acusados por crimes de guerra.
Pelo acordo de Dayton, Smith tem autoridade para determinar os prazos em que os sérvios têm de deixar Sarajevo e entregá-la à federação muçulmano-croata.
Os sérvios disseram que o atraso era vital para que os moradores de Sarajevo tivessem garantias.
Smith recusou a proposta, mas disse que pode aumentar o prazo para a retirada sérvia (fevereiro de 1996) "se necessário".
Em plebiscito, os sérvios de Sarajevo recusaram a entrega da cidade aos muçulmanos e croatas.
A força de paz liderada pelo almirante Smith tem 60 mil homens e é responsável pela implementação do acordo de paz de Dayton (EUA) na região dos Bálcãs.
Ontem, no norte bósnio, soldados americanos cruzaram o rio Sava de balsa pela primeira vez. Eles passaram da Croácia à Bósnia para ir à base americana em Tuzla.

Texto Anterior: Papa melhora e conduz prece em Roma
Próximo Texto: Ieltsin deixa clínica e vai a casa de campo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.