São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hosmany Ramos muda de prisão e aguarda liberdade

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O cirurgião-plástico Hosmany Ramos, 50, foi transferido na última quinta-feira da Penitenciária Estadual de Avaré (de segurança máxima) para o Instituto Penal Agrícola de Bauru, uma prisão sem celas, onde os detentos vivem em regime semi-aberto e trabalham oito horas por dia.
Ramos cumpre pena de prisão de 22 anos por homicídios, roubo de carros e aviões, contrabando e tráfico de drogas.
Foi preso em setembro de 81, mas fugiu 11 vezes. Apesar de condenado, nega todos os crimes, principalmente as mortes da mulher e de uma amante em 80.
Nos últimos cinco anos, Ramos esteve preso em Avaré (268 km a oeste de São Paulo). Hoje, é considerado um preso de "comportamento exemplar".
Ele aguarda um pronunciamento da Justiça sobre um pedido de liberdade condicional encaminhado no final de 94. Ramos já cumpriu 14 anos de pena, o que dá a ele o direito de reivindicar a condicional, segundo a lei penal brasileira.
Segundo a Agência Folha apurou, o Conselho Penitenciário do Estado já está analisando o pedido. A transferência de Ramos para o presídio de Bauru seria a primeira etapa da obtenção da liberdade.
Em Bauru, o cirurgião convive com 660 detentos, todos em fase final de cumprimento de pena. A transferência para o instituto é considerada um "privilégio" no meio penitenciário.
O diretor da Penitenciária de Avaré, José Orivaldo Mancini, disse ontem que não poderia dar entrevistas, mas confirmou o encaminhamento do pedido de liberdade condicional.
O diretor-interino do Instituto Penal Agrícola de Bauru, José Carlos Gradin, também afirmou não ter autorização para falar o assunto.
A Agência Folha apurou que Ramos trabalha no setor de manutenção e serviço geral da penitenciária.

Texto Anterior: Vigia diz que 'pressentiu' acidente
Próximo Texto: Falta de energia atinge 500 mil no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.