São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges nada em São Paulo os 50 livre da última chance

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Borges tenta hoje, pela última vez, o índice olímpico para os 50 metros, nado livre. Ele nada a prova no Troféu Brasil de natação, na piscina do Corinthians.
"Não prometo nada. Se estiver de lua, faço o índice", afirmou o nadador brasileiro.
Se não conseguir um tempo igual ou melhor que 22s90, ele não disputará a prova nos Jogos de Atlanta, em julho de 96.
"Se eu não conseguir, fica a porta aberta para outros brasileiros. Tem bastante gente perto da marca", afirmou. Um brasileiro, Fernando Scherer, já tem o índice da prova.
A chuva forte que caiu no final da tarde de ontem em São Paulo impediu que Borges obtivesse o índice nos 200 m, nado livre.
Borges, do Pinheiros, venceu a prova, em 1min51s28. O índice era de 1min50s13.
O temporal atrasou em meia hora o início das finais de ontem. "Fiquei um pouco frio, por causa da demora", explicou Borges.
Mesmo sem o índice, Borges deve disputar os 200 m na Olimpíada do ano que vem.
Ele já alcançara o índice B (mais fraco) da Federação Internacional e só fica fora dessa prova em Atlanta se outro brasileiro superar sua marca, o que é pouco provável.
Borges reconheceu que o grande número de torneios no final da temporada se fez sentir. "Estou um pouco cansado desse ritmo de competições. Nadei cansado ontem e hoje."
Luiz Lima, 18, do Fluminense, opôs uma resistência inesperada a Borges e acabou em segundo, com 1min52s65. "Mas eu tenho que dar quatro braçadas para duas dele", disse.
Lima está classificado para Atlanta nos 1.500 m, nado livre, e deve também disputar os 400 m. Nadou os 200 m apenas para marcar pontos para o Fluminense e fez um resultado próximo do índice olímpico: "Se o pessoal bobear, eu 'pimba"', brincou.
A chuva prejudicou os tempos de todas as finais do dia -dificulta o aquecimento dos nadadores-, e nenhum índice foi alcançado nas quatro primeiras provas.
Enquanto a competição não começava, as equipes mataram o tempo provocando umas às outras. "O Minas Tênis cabe dentro de um Fusquinha", gritavam os nadadores do Corinthians aos adversários mineiros.

Vencedores de ontem: Masculino - 200 m, livre: Gustavo Borges (Pinheiros-SP), 1min51s28. 200 m, borboleta: Eduardo Piccinini (Manauara-AM), 2min02s59. Feminino - 200 m, livre: Raquel Takaya (Carrefour-SP), 2min06s70. 200 m, borboleta: Natalia Iakovleva (Minas Tênis-MG), 2min19s78. Outros vencedores de anteontem: Masculino - 1.500 m, livre: Luiz Lima (Fluminense-RJ), 15min32s85. Feminino - 800 m, livre: Alicia Barrancos (Pinheiros), 8min57s70.
As finais de hoje, a partir de 17h: 50 m, livre; 100 m, costas; 100 m, borboleta; revezamento 4 x 200 m, livre (todas as provas nas categorias masculina e feminina)

Texto Anterior: Espinosa é o novo técnico da Portuguesa
Próximo Texto: Torcida envia 'torpedos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.