São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas buscam 'secretária andrógina'

ENRIQUE JURADO
DO "EL PAÍS"

É difícil falar do papel desempenhado pela secretária sem cair em estereótipos. Mesmo os especialistas nem sempre vão além.
O problema é que a imagem da secretária representa a convergência de dois fenômenos que hoje passam por uma revisão total.
O primeiro, de auxiliar, que sempre a acompanhou no passado. O segundo é o próprio papel da mulher no mundo trabalhista.
O 1º Fórum Nacional para Secretários/as de Presidências e Direções Gerais, em Madri, na Espanha, mostrou que a mistura de preconceitos antigos e novos dificulta o atendimento das reivindicações.
"As secretárias merecem mais atenção, tendo em vista o papel fundamental, embora pouco reconhecido, que desempenham no desenvolvimento de suas empresas", assinalou Marie-Anne Chevalier, diretora geral do Grupo Ayudir, que organizou o encontro.
Sem cair no tópico exagerado de que as secretárias valem mais do que seus chefes, é verdade que essas profissionais desempenham um papel decisivo na imagem e na comunicação da empresa.
Esses dois aspectos estão sendo cada vez mais valorizados pelas organizações. Curiosamente, as empresas deste final de século valorizam qualidades consideradas femininas, em comparação à época anterior -a do chamado "yuppismo"-, dominada pelos valores fundamentalmente masculinos.
Na opinião de Maria Vioque, consultora de marketing e comunicações, "quando as mulheres dirigem um trabalho em equipe, tendem a enxergar-se como pessoas que impulsionam um processo".
"Elas entendem que o controle não produz resultados tão bons quanto o estímulo, a cooperação e a delegação de poderes", diz.
Mas qual é a tendência da função de secretária? Na opinião de Maria Teresa Capó Pica, executiva de vendas e grandes contas, a secretária "tem a função de representar o chefe: direção delegada e defesa da imagem da empresa".
Para Ana Baschwitz Gomez, diretora da Urzaiz & Urzaiz, "a imagem pública deve ser a de uma pessoa que sabe receber, sabe escutar, sabe entender e sabe executar o que é necessário".
"Sua primeira qualidade deve ser o equilíbrio pessoal. Nunca leve seus problemas domésticos ou familiares para o escritório", aconselha Baschwitz. "Não é fácil, mas é necessário."
Outro aspecto compreende a organização do trabalho: lembrar-se dos compromissos, coordenar o trabalho dos colaboradores, providenciar os meios técnicos, garantir a tranquilidade no ambiente de trabalho e possibilitar eficiência máxima do trabalho do chefe.
"Tanto os estudos feitos por profissionais especializados quanto as avaliações das próprias secretárias atribuem a elas boa capacidade de organização, de administração do tempo e programação de tarefas", afirma Vioque.
Para ela, a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres que têm compromissos familiares "exige delas energia e excelente planejamento".
Não resta dúvida de que a progressiva incorporação da mulher ao mundo trabalhista, assim como o novo papel das secretárias nas empresas, está influindo sobre as formas de organização do trabalho.
Chega-se a falar na tendência de surgirem "empresas andróginas". "O perfil andrógino é um misto de qualidades analíticas, estratégicas, do raciocínio orientado à ação, com alto componente intuitivo, de implicação emocional, capaz de mobilizar as pessoas em torno de projetos de trabalho, e de proporcionar um ambiente de aprendizado para subordinados e colegas."
A consultora Vioque prossegue: "Essas características podem soar como um coquetel artificial de essências masculinas e femininas, mas é fato que fazem parte do perfil real dos melhores líderes, segundo estudos que estão sendo realizados por especialistas norte-americanos há quase 15 anos".
A secretária exerce grande influência em seu ambiente de trabalho. "Ela está sujeita à observação constante por parte dos demais funcionários, e pode modificar o clima no local de trabalho, dependendo de seu estado de ânimo", afirma a diretora Ana Gomez.
A função de relações públicas é outra das facetas desempenhadas pelas secretárias. Seu papel de filtrar ou dirigir o pedido de informações depende em grande medida de sua eficiência.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Bailarino de SP faz comerciais para a televisão
Próximo Texto: Executivo do século 21 será agente de mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.