São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Empresas buscam 'secretária andrógina'
ENRIQUE JURADO
O problema é que a imagem da secretária representa a convergência de dois fenômenos que hoje passam por uma revisão total. O primeiro, de auxiliar, que sempre a acompanhou no passado. O segundo é o próprio papel da mulher no mundo trabalhista. O 1º Fórum Nacional para Secretários/as de Presidências e Direções Gerais, em Madri, na Espanha, mostrou que a mistura de preconceitos antigos e novos dificulta o atendimento das reivindicações. "As secretárias merecem mais atenção, tendo em vista o papel fundamental, embora pouco reconhecido, que desempenham no desenvolvimento de suas empresas", assinalou Marie-Anne Chevalier, diretora geral do Grupo Ayudir, que organizou o encontro. Sem cair no tópico exagerado de que as secretárias valem mais do que seus chefes, é verdade que essas profissionais desempenham um papel decisivo na imagem e na comunicação da empresa. Esses dois aspectos estão sendo cada vez mais valorizados pelas organizações. Curiosamente, as empresas deste final de século valorizam qualidades consideradas femininas, em comparação à época anterior -a do chamado "yuppismo"-, dominada pelos valores fundamentalmente masculinos. Na opinião de Maria Vioque, consultora de marketing e comunicações, "quando as mulheres dirigem um trabalho em equipe, tendem a enxergar-se como pessoas que impulsionam um processo". "Elas entendem que o controle não produz resultados tão bons quanto o estímulo, a cooperação e a delegação de poderes", diz. Mas qual é a tendência da função de secretária? Na opinião de Maria Teresa Capó Pica, executiva de vendas e grandes contas, a secretária "tem a função de representar o chefe: direção delegada e defesa da imagem da empresa". Para Ana Baschwitz Gomez, diretora da Urzaiz & Urzaiz, "a imagem pública deve ser a de uma pessoa que sabe receber, sabe escutar, sabe entender e sabe executar o que é necessário". "Sua primeira qualidade deve ser o equilíbrio pessoal. Nunca leve seus problemas domésticos ou familiares para o escritório", aconselha Baschwitz. "Não é fácil, mas é necessário." Outro aspecto compreende a organização do trabalho: lembrar-se dos compromissos, coordenar o trabalho dos colaboradores, providenciar os meios técnicos, garantir a tranquilidade no ambiente de trabalho e possibilitar eficiência máxima do trabalho do chefe. "Tanto os estudos feitos por profissionais especializados quanto as avaliações das próprias secretárias atribuem a elas boa capacidade de organização, de administração do tempo e programação de tarefas", afirma Vioque. Para ela, a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres que têm compromissos familiares "exige delas energia e excelente planejamento". Não resta dúvida de que a progressiva incorporação da mulher ao mundo trabalhista, assim como o novo papel das secretárias nas empresas, está influindo sobre as formas de organização do trabalho. Chega-se a falar na tendência de surgirem "empresas andróginas". "O perfil andrógino é um misto de qualidades analíticas, estratégicas, do raciocínio orientado à ação, com alto componente intuitivo, de implicação emocional, capaz de mobilizar as pessoas em torno de projetos de trabalho, e de proporcionar um ambiente de aprendizado para subordinados e colegas." A consultora Vioque prossegue: "Essas características podem soar como um coquetel artificial de essências masculinas e femininas, mas é fato que fazem parte do perfil real dos melhores líderes, segundo estudos que estão sendo realizados por especialistas norte-americanos há quase 15 anos". A secretária exerce grande influência em seu ambiente de trabalho. "Ela está sujeita à observação constante por parte dos demais funcionários, e pode modificar o clima no local de trabalho, dependendo de seu estado de ânimo", afirma a diretora Ana Gomez. A função de relações públicas é outra das facetas desempenhadas pelas secretárias. Seu papel de filtrar ou dirigir o pedido de informações depende em grande medida de sua eficiência. Tradução de Clara Allain. Texto Anterior: Bailarino de SP faz comerciais para a televisão Próximo Texto: Executivo do século 21 será agente de mudanças Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |