São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede no Brasil anda bem devagar

MARIA ERCILIA

1988 - Primeiras três conexões acadêmicas à Bitnet (rede de correio eletrônico), na Fapesp e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica). Forma-se um grupo de trabalho para instalar uma rede acadêmica.
1989 - É lançada a RNP (Rede Nacional de Pesquisas), projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, que integraria universidades de todo o país. Brasil ganha lote de endereços .br.
1991 - Três linhas de acesso direto à Internet, no LNCC, na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
1992 - Alternex entra na Internet, durante a ECO-92. A UFRJ entra na Internet.
1994 - Primeiro serviço de Web (parte multimídia da Internet) fora da comunidade acadêmica, no Alternex.
Em dezembro, a Embratel anuncia que proverá acesso à Internet a partir de 95. Brasil ganha um novo lote de endereços Internet.
1995 - Em abril, os ministérios da Comunicação e de Ciência e Tecnologia emitem portaria que regulamenta aspectos do acesso comercial à Internet. Fica estabelecido que a Embratel só pode prover acesso a empresas, ficando fora do mercado para o consumidor final e que a RNP gerencia um backbone (espinha dorsal de rede) para acesso comercial.
Em maio, a Embratel estréia um serviço experimental, que deverá ser interrompido para pessoas físicas no dia 31 de dezembro.
Em julho, a RNP anuncia que seu backbone entrará em operação em setembro (até hoje, porém, o backbone não estreou; a RNP credita o atraso à demora da Embratel na entrega das linhas).
Inauguram os primeiros provedores comerciais de acesso à Internet nas principais cidades.
Alternex atinge cinco mil usuários e abre o primeiro ponto de acesso em São Paulo. São inaugurados os primeiros provedores comerciais de acesso à Internet nas principais cidades.

Texto Anterior: PERSONAGENS
Próximo Texto: 32 canais jogam o mundo no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.