São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membro da Mesa do Senado é acusado de tráfico

RAQUEL ULHÔA; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Ernandes Amorim (PDT-RO), que teve seu nome citado pela "Encyclopaedia Britannica do Brasil" como integrante de uma "rede de narcotráfico", foi eleito ontem membro titular da Mesa Diretora do Senado.
Amorim também é citado no relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico, de 91. O documento diz que havia "provas evidentes do envolvimento" de Amorim, então prefeito de Ariquemes, com o o tráfico de drogas.
Eleito quarto-secretário da Mesa do Senado, Amorim negou envolvimento com o comércio de drogas e disse que vai processar a Britannica "por danos morais".
Reunida ontem à tarde, a bancada do PSDB, encaminhou ofício ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), pedindo uma definição sobre o caso Amorim.
Amorim admite que "mais de 40 processos" foram abertos contra ele em Rondônia, mas diz que tudo foi provocado pela "perseguição política" do ex-governador Osvaldo Pianna. Amorim disse que foi eleito senador "para esclarecer tudo".
O senador Romeu Tuma (PL-SP), ex-diretor da Polícia Federal, disse à Folha que a "situação de Amorim é complicada" e aproveitou para criticar a imunidade parlamentar em casos de crime comum.
O filho de Tuma, o deputado Robson Tuma (PL-SP), foi um dos relatores-substitutos da CPI do Narcotráfico. O relatório da comissão solicitou à Presidência da República a decretação do estado de defesa nos municípios de Ariquemes e Costa Marques.
A justificativa do pedido era de que as duas regiões "ingressaram em grave instabilidade institucional, com a devastação violenta da natureza, com mortes diárias de garimpeiros, com a legalização do narcotráfico".
A "Britannica do Brasil - Eventos de 1990", na página 77, diz que a Polícia Federal investigava empresas que operavam no garimpo de Bom Futuro, em Ariquemes, acusadas de contrabando de minério e tráfico de cocaína.
"A Polícia Federal recebeu denúncias da participação de 12 políticos e empresários locais na rede de narcotráfico, incluindo o senador Pires e o prefeito de Ariquemes, Ernandez Amorim, dono de duas empresas de mineração em Bom Futuro".
Mesas
As regiões Sul e Sudeste foram excluídas da composição da Mesa do Senado (veja quadro). Dos 7 titulares, 3 são da região Norte, inclusive o presidente, José Sarney (PMDB-AP), dois do Nordeste e dois do Centro-Oeste.
A Mesa da Câmara terá sua composição definida hoje. Ontem, o futuro líder do PT, Jacques Wagner (BA), voltou a exigir um cargo para o partido na Mesa.
O candidato do PFL à presidência, Luís Eduardo Magalhães (BA), disse a Wagner que só cederá uma vaga ao partido se o petista José Genoino (SP), também candidato, desistir da disputa.
"A presença do PT na Mesa não interessa ao esquema de compadrio existente na estrutura de poder", disse Genoino, que descartou a hipótese de renunciar.

Texto Anterior: Primeiro dia vira festival de fisiologismo; Conversa; Telegrama; Senado
Próximo Texto: Deputados disputam os gabinetes vagos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.