São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumo em restaurante será proibido em Nova York

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Em Nova York, a lei antifumo é clara: nos lugares de acomodação pública só é permitido fumar em áreas reservadas para fumantes (salas ventidadas), quando elas existirem.
Grande parte dos fumantes da cidade fuma apenas na rua, pela falta de comodidade ou acesso a áreas de fumantes.
No último dia 10 de janeiro, o prefeito da cidade, Rudolph Giuliani, assinou um novo decreto —"Smoke-free Air Act" (algo como "Ato do Ar Livre de Cigarro")— que proíbe fumar em restaurantes com capacidade para mais de 35 pessoas. A medida entrará em vigor em abril e atinge pelo menos metade dos 11 mil restaurantes da cidade.
A lei local em vigor declara que as áreas públicas onde é proibido o cigarro incluem transporte público, recepções, lojas, teatros, estádios e ginásios de esporte, áreas de recreação e salas de espera.
No caso dos restaurantes, as áreas de fumante ficam restritas a salas ventiladas e isoladas e à área do bar (para restaurantes que têm balcão onde são servidas apenas bebidas). O bar tem que estar distante pelo menos quatro metros da área do restaurante, e a área de fumantes tem que ser menor que 50% da área de não-fumantes.
Com tantos condicionamentos, não existe americano que não esteja acostumado com a divisão de fumantes e não-fumantes. A atriz Sonia Braga montou em sua varanda uma área de fumantes para uma festa que deu no fim do ano passado em seu apartamento.
"Tem que ter área reservada só para fumantes porque aqui as coisas funcionam assim", disse. Na varanda, isolada por uma porta de vidro, ela colocou aquecedor e poltronas para acomodar os viciados em nicotina.

Texto Anterior: Proibição do cigarro é para Maluf aparecer
Próximo Texto: Ilhéus antecipa festa para evitar a concorrência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.