São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro sobe nos Estados Unidos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA

O Federal Reserve (FED), banco central dos EUA, elevou ontem as taxas de juros de curto prazo no país pela sétima vez em um ano. A elevação foi de 0,5 pontos, para 5,25%. No total, as taxas subiram três pontos em 12 meses.
Com o aumento das taxas de juros pelo FED, os principais bancos norte-americanos anunciaram uma alta de 0,5 pontos na sua "prime rate", de 8,5% para 9%.
O objetivo do FED, como nas vezes anteriores, é conter as pressões inflacionárias sobre a economia norte-americana, que está em fase de crescimento. Em 1994, o PIB dos EUA aumentou 4%.
Apesar dos temores do FED, a inflação tem estado sob controle: foi de 2,7% tanto em 1994 quanto em 1993.
O principal índice de previsão da atividade econômica no país voltou a crescer em dezembro mas de maneira mais moderada que em meses anteriores.
A maioria dos analistas acha que em 1995 o crescimento da economia dos EUA será menor do que no ano passado.
Em 1994, segundo divulgou ontem o Departamento de Comércio, as despesas com construção civil subiram 8,7%, o melhor resultado do setor em dez anos.

Texto Anterior: Aumento vai vigorar após dois meses
Próximo Texto: DUPONT; CERVEJAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.