São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aleksandr Solyenitzin estréia como dramaturgo em Moscou

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um drama escrito em um campo de concentração há 43 anos marca a estréia do escritor russo Aleksandr Solyenitzin (autor de "Arquipélago Gulag", sobre o período stalinista) como dramaturgo, em peça que está sendo encenada em Moscou.
"O Banquete dos Vencedores", dirigido por Boris Morozov, narra a história de um grupo de oficiais de artilharia soviética, no fim da Segunda Guerra Mundial, que já não acredita mais em Stalin e espera que as coisas mudem quando o conflito terminar.
"Não pensei que viveria o suficiente para ver a minha obra encenada. E ainda menos na Rússia", afirmou o escritor.
Solyenitzin disse ainda que se lembra daquele período de sua vida em quem não possuía lápis ou papel para escrever. Assim, criou as falas em verso, para poder guardar o texto na memória.
No noite de estréia da peça, o escritor russo fez um discurso, antes de as cortinas serem levantadas, dizendo esperar um futuro "feliz" para a Rússia. "O que decididamente não é o presente", disse.

Texto Anterior: Organizador diz que curta está revitalizado
Próximo Texto: Sean Connery retorna em thriller fraco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.