São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados pedem anulação da ajuda

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um grupo de deputados conservadores propôs ontem ao Congresso que anule a ajuda ao México oferecida pelo presidente dos EUA, Bill Clinton, e dois deles prometeram tentar formar comissões de inquérito sobre o caso.
Um porta-voz da Casa Branca, Ginny Terzano, disse que "o presidente deixou claro que esta é uma decisão indispensável e ele vai mantê-la".
Clinton vai ajudar o México com recursos do Fundo de Estabilização Cambial do Tesouro, criado em 1934 para ser utilizado com o objetivo de proteger o dólar em crises monetárias internacionais.
O Fundo dispõe atualmente de US$ 25 bilhões, dos quais US$ 20 bilhões vão para o México.
Diversos parlamentares acham que Clinton deixou o dólar sem proteção em caso de necessidade. O governo nega.
O deputado Duncan Hunter, da Califórnia, acha que o presidente não tem o direito de ajudar o México com recursos destinados pelo Congresso a outro objetivo sem a permissão do Congresso.
Por isso, ele e outros colegas iniciaram ontem processo de resolução para anular a decisão de Clinton. O senador Hank Brown (Colorado) e o deputado Dan Burton (Indiana) pediram a abertura de comissões de inquérito.
Clinton tem o apoio dos líderes da oposição no Senado e na Câmara.
(CELS)

Texto Anterior: Ajuda ao México evita catástrofe, diz FMI
Próximo Texto: Crise política é novo empecilho ao pacote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.