São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Coadjuvantes; Morando com o inimigo; Comprando briga; Sob bombardeio; Experiência; Reforço; Lugares estratégicos; Hora do troco; De olho no Nordeste; Pacote

DE OLHO NO NORDESTE

Coadjuvantes
Na bancada do PSDB, o tema já virou piada: "O partido que ganhou o governo foi o PFL, nós somos só coligados". O comentário deve-se ao poder pefelista no Congresso, com Luís Eduardo na Câmara e o aliado Sarney no Senado.

Morando com o inimigo
Para deputados tucanos, o PFL, aliado ao PMDB de Sarney, tem um projeto de poder mais forte do que o PSDB. Apostam que ACM será presidente do Senado em dois anos e que, em 98, terá três presidenciáveis: Sarney, Jatene e Ciro.

Comprando briga
Quando Sérgio Motta trombou com ACM ao criticar as concessões políticas de canais, o Planalto disse que o ministro escorregara ao falar de improviso. Mas FHC foi na mesma linha anteontem, em pronunciamento estudado.

Sob bombardeio
Crescem no PSDB as críticas a Pimenta da Veiga na presidência do partido. Dizem que ele bloqueia a sucessão de Sérgio Motta na secretaria geral e tem atuação fraca no Conselho Político.

Experiência
Na avaliação de ministros tucanos, a reunião com o PFL sobre revisão constitucional foi, entre todos os outros partidos, a de maior participação e peso político. A reunião com o PSDB foi considerada "morna" e dispersa.

Reforço
FHC já se convenceu de que os presidentes dos partidos governistas não lhe garantirão todos os votos necessários no Congresso. Os líderes das bancadas serão mais acionados pelo presidente.

Lugares estratégicos
FHC pretende acompanhar de perto o preenchimento dos cargos nas comissões do Congresso. Sabe que por ali passarão projetos de grande interesse para o governo. Resta saber se já não é tarde.

Hora do troco
Ao apontar inabilidade dos ministros em divulgar fatos positivos, o Planalto criou arestas no governo. Diz-se que nem sempre os ministros podem falar muito sobre suas áreas porque as decisões são centralizadas no palácio.

A primeira reunião da Sudene no governo FHC, sexta, será concorrida. Vários ministros irão. Gustavo Krause e Cícero Lucena vão destacar que a irrigação foi um dos poucos setores poupados nos cortes do Orçamento.

Pacote
Na Sudene, o governo dará ênfase à importância do turismo para o desenvolvimento do Nordeste. Será dito que o setor depende amplamente da iniciativa privada e não só de recursos oficiais.

Próximo Texto: Novo inquilino; Talismã; Estréia; De ponta; Preconceito exposto; Mesma tecla; Única explicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.