São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

CEF vende em leilão mensal

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

Todo mês, a CEF (Caixa Econômica Federal) apresenta em edital pelo menos cem imóveis que podem ser comprados e financiados pelo banco em até 20 anos.
Não se trata de financiamento direto. Essas unidades são, em geral, resgatadas pelo banco após processos de execução, movidos contra usuários inadimplentes.
Por isso, devem se enquadrar em processos licitatórios pelos quais o imóvel é adquirido com propostas de compra a partir de valor mínimo fixado pela CEF.
O processo funciona da seguinte maneira: o banco publica o edital em jornais e as ofertas ficam fixadas nas centrais por 30 dias.
Há um prazo de uma semana para a entrega de propostas. O vencedor é aquele que apresentar a proposta de maior valor.
Os imóveis que não tiverem propostas vão para venda direta. Nesse caso, pode comprar quem chegar primeiro. Mas é preciso comprovar condições de arcar com as despesas de financiamento.
No caso de imóveis adquiridos em processos licitatórios, a CEF aceita pagamentos à vista ou financia até 90% do valor mínimo do imóvel em até 20 anos.
Caso contrário, há a possibilidade de financiamento pela carteira hipotecária, com juros maiores de 12%, ou pela carteira habitacional, com juros de 12% ao ano.
O padrão dos imóveis vendidos pela CEF é variado e o comprador deve estar ciente de que pode enfrentar problemas.
Há imóveis retomados que permanecem ocupados pelo morador inadimplente. Em geral, o ônus de desocupar a unidade fica com o comprador.
(CRM)

Texto Anterior: Usado pede intervenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.