São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demissão causa crise em 'Irmãos Coragem'

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O "remake" da novela "Irmãos Coragem", um dos lançamentos comemorativos dos 30 anos da Rede Globo, fez explodir uma crise na emissora, com a demissão do diretor Mauro Mendonça Filho.
Ele era um dos assistentes do diretor-geral da novela, Luiz Fernando Carvalho. Foi afastado por divergências com o diretor da CGP (Central Globo de Produção), Mário Lúcio Vaz.
Sua saída causou um mal-estar entre atores, produtores e diretores. E um problema para Carvalho, pois Mendonça Filho iria substituí-lo na direção-geral da novela.
A Folha apurou que estão sendo feitas gestões junto à direção da Globo para se encontrar uma solução para contornar a crise. No caso, encontrar um substituto ideal para Mendonça Filho —ou mesmo reverter sua demissão.
Para o lugar de Mendonça Filho, foi escolhido o veterano Reinaldo Boury —que já dirigiu várias novelas, como "Corrida do Ouro" (74/75) e "Despedida de Solteiro" (92/93).
Embora seja visto na Globo como um "coringa", Boury não tem uma característica básica para dirigir "Irmãos Coragem": não se identifica com a linguagem inovadora de Carvalho.
Com planos longos e detalhistas, inspirados em sequências cinematográficas, Carvalho ajudou a renovar a estética tradicional da teledramaturgia.
Afinado com as idéias do diretor, Mendonça Filho trabalhou com Carvalho, por exemplo, na novela "Renascer". Sua saída deixou o elenco da novela perplexo.
Ao assumir a direção-geral de "Irmãos Coragem" —consagrado texto de Janete Clair, levado ao ar primeiramente em 1970—, Carvalho havia acertado que, por volta do capítulo 60, sairia para se dedicar a outra novela.
Ele passaria a cuidar dos preparativos da produção e direção da próxima novela da Globo, "O Rei do Gado", de Benedito Ruy Barbosa. Procurado pela Folha, Carvalho não foi encontrado até as12h em sua casa e no trabalho.

Texto Anterior: Tizuka Yamasaki filma 'Gritos de Amor' para 'geração abandonada'
Próximo Texto: Clima de faroeste prejudica novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.