São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Frutas, azeite e verdura reduzem risco de câncer

JANE E. BRODY
DO "THE NEW YORK TIMES"

Evidências crescentes indicam que muitos alimentos podem proteger as pessoas contra o câncer ou promover seu surgimento.
Um artigo publicado no periódico do Instituto Nacional do Câncer, dos EUA, revela que uma pesquisa realizada na Grécia com 820 mulheres vítimas de câncer no seio e 1.549 mulheres sem câncer constatou que o consumo de muitas verduras, frutas e azeite de oliva parece reduzir os riscos de se contrair o câncer de mama.
Segundo o estudo, as mulheres que comiam mais verduras corriam 48% menos risco de contrair câncer do que as que comiam menos, e as que comiam mais frutas tinham o risco reduzido em 32%.
O risco de contrair câncer de mama também era 25% menor entre as mulheres que consumiam azeite de oliva mais de uma vez por dia.
Mas o aparente efeito protetor do azeite foi constatado em mulheres que já haviam passado da menopausa, enquanto a proteção das frutas e verduras se estendia às mulheres de todas as idades.

América do Norte
Estudos anteriores conduzidos com mulheres americanas e canadenses, publicados em setembro de 1994, vincularam o câncer do ovário a uma dieta rica em gorduras saturadas e pobre em verduras.
Os pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) descobriram que cada dez gramas de fibra vegetal acrescidas à dieta diária de uma mulher reduzem seu risco de contrair câncer de ovário em 37%, enquanto cada dez gramas de gorduras saturadas aumentam esse risco em 20%.
A maior parte das gorduras saturadas presentes na dieta norte-americana, numa média de 30 gramas por dia, vêm de produtos animais como carne bovina, frango e queijo.
O azeite de oliva é uma gordura não-saturada considerada saudável para o coração e preferível a outros óleos vegetais e à margarina.
Nos países mediterrâneos, o óleo de oliva é amplamente utilizado como óleo de cozinha e para temperar saladas. O índice de câncer mamário nesses países é 50% inferior aos dos EUA.

Tradução de Clara Allain

Próximo Texto: Blocos aquecem o pré-Carnaval paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.