São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teotônio Vilela deverá ser cidade-modelo

GILBERTO DIMENSTEIN
DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A secretária-executiva do projeto Comunidade Solidária, Anna Peliano, anunciou ontem que Teotônio Vilela (AL) foi escolhido o primeiro município a receber ajuda federal. A distribuição de alimentos, segundo ela, já foi determinada. "Vamos transformar a cidade em modelo de ajuda social".
O projeto Comunidade Solidária, lançado como principal programa social do governo Fernando Henrique, visa integrar e coordenar as ações de vários ministérios com estados e municípios. Alguns municípios serão escolhidos para servir de modelo.
Segundo revelou a Folha, a mortalidade infantil em Teotônio Vilela voltou a explodir depois da suspensão dos alimentos.
O município ganhou notoriedade pelos seus índices superiores aos das nações mais pobres do mundo revelados no ano passado. Superiores inclusive aos do Níger (África) colocado em último lugar em lista elaborada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência).
O governo distribuiu, a partir de julho passado, 9.000 cestas básicas por mês e a mortalidade caiu abruptamente. No segundo semestre a mortalidade sempre tende a cair, devido ao aumento do emprego de mão-de-obra.
Desta vez, porém, a redução foi bem mais acentuada: durante três meses, morreram apenas três crianças. O que significa um índice de aproximadamente 15 por mil (15 mortos por mil nascidos). Na semana passada, só em dois dias, a Folha documentou três mortes.
Em dezembro acabou a distribuição e a mortalidade voltou a crescer. "Voltou tudo como antes", afirma o secretário da Saúde de Teotônio Vilela, Eugênio Leite.
"O alimento baixa a mortalidade infantil, mas não podemos sustentar o programa só com a distribuição de comida", disse Peliano. Ela disse que uma equipe ira a Teotônio Vilela para traçar as prioridades nas áreas de educação, saúde e saneamento básico.

Texto Anterior: Aliados ou adversários
Próximo Texto: Só aposentadoria une centrais sindicais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.