São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software ajuda a criar música no micro

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Thingkin' Things Collection 2" é um bom programa educativo para se aprender música, para lidar com figuras geométricas e para desenvolver a memória.
O produto é importado e pode ser comprado sob encomenda por R$ 89,92 na Melanie Grunkraut.
Os sons das músicas de "Thinkin' Things" ainda saem com baixa qualidade, mas não chegam a comprometê-lo.
Na tela de abertura há dois ícones que levam à criação de músicas. Não há aqui a pretensão de ser profissional e sim, de ajudar a criança a produzir.
Um dos ícones musicais traz para a tela do computador quatro "instrumentos" com aparência de instrumentos reais como o xilofone ou com jeito de carneirinhos, que tocam as notas das músicas escolhidas ou criadas pelo usuário.
A segunda figura musical trabalha com uma banda de músicos, que além de ter seu próprio repertório permite criar sua música.
Quem está começando a conhecer as figuras geométricas também pode achar divertidas as figuras que ganham novas formas com um simples clique do mouse e passeiam pela tela ao som de um tema musical, que também pode ser mudado.
Uma limitação do programa é que não há nada escrito ou falado explicando o nome da figura com a qual a criança está brincando.
Entre as brincadeiras, há um cenário com uma mesa de pingue-pongue onde uma esfera, um quadrado ou um triângulo ficam indo de um lado para outro como se existissem jogadores.
Um ou vários quadrados, esferas ou cilindros também podem deslizar por um tobogã de água; subir no trampolim e mergulhar em uma piscina.
Os jogos de memória também saem do convencional. Além de imagens, é possível brincar com sons de bocejo e tosse.

Texto Anterior: Conheça mais opções para editar textos
Próximo Texto: Livros em CD-ROM ensinam brincando
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.