São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais americanos destacam derrota do PRI

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Dois dos principais diários dos EUA, "The New York Times" e "The Washington Post", colocaram a derrota do governo mexicano nas eleições do Estado de Jalisco, nas suas manchetes de primeira página ontem.
O destaque dá uma boa medida da importância que tem a questão mexicana na agenda política norte-americana atual.
No sábado, a revelação da identidade do líder rebelde zapatista conhecido como subcomandante Marcos também havia merecido grande espaço nas capas dos maiores jornais do país.
No Congresso, o partido da oposição, o Republicano, continua prometendo comissões de inquérito para questionar a legalidade do uso para a ajuda ao México de um fundo criado há 60 anos a fim de dar estabilidade ao dólar.
O senador republicano Connie Mack também quer uma comissão para esclarecer por que o governo não avisou os investidores e o público norte-americanos sobre a situação de instabbilidade econômica no México.
Os resultados das urnas em Jalisco foram classificados por quase todos os jornalistas que escreveram sobre o assunto nos EUA como a pior derrota eleitoral da história do PRI (Partido Revolucionário Institucional).
Eles também são interpretados como mais um sinal da fragilidade política do governo Zedilllo.
O empresário Ross Perot, que foi candidato independente à Presidência dos EUA em 1992 e liderou campanha contra o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), está de novo em evidência por causa do México.
Ele diz que a crise mexicana prova que ele estava certo quando alertava o público dos EUA sobre os riscos do Nafta.
Alega que o superávit obtido em 1994 pelos EUA em sua balança comercial com o México se deveu mais à valorização artificial do peso do que a mudanças reais na economia mexicana.
(CELS)

Texto Anterior: Governo e Cruz Vermelha trocam acusações
Próximo Texto: Câmara aprova lei em desafio a Clinton; PS francês avança, afirma pesquisa; Terremoto abala norte do Japão; Mulher será julgada por 'Casa dos Horrores'; Guerrilha faz exigência para soltar brasileira; Irã nega ter atacado o Iraque; Estudantes afegãos cercam a capital; Defesa de Simpson critica policiais; Roy Rogers, 83, é hospitalizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.