São Paulo, sábado, 18 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião define reajuste pelo IPC-r integral

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma reunião ontem em São Paulo decidiu que o reajuste dado aos professores no mês da data-base, equivalente ao IPC-r acumulado, será repassado integralmente às mensalidades escolares.
No caso de São Paulo, em que a data-base é no mês de março, as mensalidades receberiam o repasse de cerca de 30% —previsão do IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor do Real).
O reajuste pelo IPC-r integral supera o valor previsto na medida provisória 887. Essa MP estabelecia que repasse equivaleria a 70% do IPC-r dado aos professores. No caso de São Paulo, o repasse seria de 21%, segundo a MP.
A reunião durou cinco horas. Participaram o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, José Milton Dallari, donos de escolas de São Paulo e outros 12 Estados.
O governo tenta um acordo para que o repasse de 30% seja feito em duas vezes e só quer discutir no final de março os resíduos de custos acumulados pelas escolas desde o Plano Real.
As escolas querem um reajuste já em março em torno de 45% (30% de IPC-r mais 15% de resíduos de custos) ou o IPC-r integral.
Segundo o presidente da Fiep (Federação Interestadual das Escolas Particulares), Oswaldo Luiz Saenger, as escolas estão com perdas acumuladas porque as mensalidades foram convertidas para o real pela média dos últimos meses e ficaram congeladas em 94.
"No contrato para 95, as escolas tentaram equilibrar o que haviam perdido mas, nos dois primeiros meses deste ano, cobraram valores de 94. Só o IPC-r já é pouco, não dá para dividir", disse.
Segundo Saenger, os resíduos de custos são em média de 15%.
"Esses eventuais resíduos de custos de algumas escolas serão primeiro examinados por técnicos do governo", disse Dallari.
Na próxima quarta-feira, os donos das escolas voltam a se reunir com Dallari em Brasília para tentar chegar a um acordo.

Texto Anterior: Ex-secretário da gestão Erundina é condenado
Próximo Texto: Multa para cigarro em restaurante começa dia 4
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.