São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidentes passeiam nas cataratas do Iguaçu

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FOZ DO IGUAÇU

O último dia do encontro entre os presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da Argentina, Carlos Menem, começou com um passeio a pé até o mirante das cataratas do Iguaçu.
O encontro estava marcado para as 10h, mas Menem chegou 25 minutos atrasado.
Os dois presidentes apreciaram a paisagem por dez minutos. Em seguida, retornaram ao hotel das Cataratas para participar da segunda rodada de trabalhos entre as duas equipes de governo.
Durante a visita, FHC e Menem brincaram com quatis que se encontravam junto à passarela. Esses animais passeiam livremente por todo o Parque Nacional do Iguaçu.
O quati é um mamífero carnívoro, em geral de cor cinzenta ou amarelada, que vive em bandos de oito a dez animais.
No Brasil, existem sete subespécies. Seu tamanho varia de 55 cm a 70 cm. Segundo o dicionário "Aurélio", quati vem do tupi "akwa't", que significa "nariz pontudo".
Brasil e Argentina estão reunidos desde sexta-feira nas cidades de Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, e Puerto Iguazu, na Argentina.
Fernando Henrique disse que já havia visitado as cataratas "por várias vezes" e que aprecia mais o local onde existe a passarela, no final da trilha que permite passar sobre as águas do rio Iguaçu, na fronteira entre os dois países.
Os dois presidentes não chegaram a descer a trilha. Ficaram apenas na parte superior do mirante de onde se aprecia também as cataratas do lado argentino.
Ao retornar para o hotel, Fernando Henrique teve que subir rapidamente escadas e uma pequena rampa com aproximadamente 20 metros de extensão.
O presidente brasileiro disse que estava sem problemas na coluna. "Estou passando bem", afirmou Fernando Henrique.

Colaborou a Redação

Texto Anterior: FHC e Menem vão insistir na estabilidade
Próximo Texto: Saiba o que foi discutido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.