São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não se acabe

Como beber - Se a melhor maneira de evitar a ressaca é a utópica abstinência, alguns conselhos podem ajudar a diminuir os estragos do "day after". A farra etílica só deve começar depois que o folião estiver alimentado: beber de estômago vazio, além de ampliar os efeitos do álcool, pode causar gastrite química. O velho critério de não misturar bebidas distingue militantes de diletantes. Os primeiros sofrem menos na manhã seguinte. Conhecer seus limites de tolerância em relação ao álcool é outra boa dica. Na dúvida, evite bebidas de maior teor alcóolico —como a vodca, o uísque e a pinga. Fuja das bebidas de baixa qualidade, que em geral contêm impurezas, piorando a ressaca.

Como lidar com a ressaca — Não existe tratamento específico para a ressaca, mas sim formas de amenizar seus sintomas. Repouso, bolsas de gelo sobre a cabeça, óculos escuros (para amainar a aversão à luz), comidas leves e água, muita água, são os melhores paliativos. Para acabar com a dor de cabeça, remédios que contenham ácido acetilsalicílico (como Aspirina) devem ser evitados: eles podem agravar a irritação causada pelo álcool no estômago. Nesse caso, o ideal é ingerir analgésicos à base de paracetamol, como Tylenol e Dôrico. De resto, tome muito líquido antes de dormir (água e suco) e,no dia seguinte, passe longe de bebidas com cafeína (café, chá preto e chá-mate).

Texto Anterior: Apoteose do Real
Próximo Texto: Tenha o verso na ponta da língua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.