São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado para solteiros está em expansão

DA REDAÇÃO

Empresas que prestam serviços para pessoas que moram sozinhas ou para casais encontram um mercado em expansão.
Só na cidade de São Paulo existem mais de 2,1 milhões de habitantes solteiros.
Se todos os solteiros do Estado forem levados em conta, o número ultrapassa 5,5 milhões, segundo o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Tendo em vista esse mercado potencial, Rita de Cássia Atrib, 30, inaugurou no início do ano passado o Petit Comité —buffet especializado em pequenos eventos e congelados em porções para uma ou duas pessoas.
Com um cardápio de cerca de 200 pratos, Rita e sua sócia, a nutricionista Ana Maria Masagão, garantem que, dos 700 clientes cadastrados, 80% são solteiros.
A empresa funciona com quatro cozinheiras, duas ajudantes e um motorista free-lancer e tem um faturamento mensal de R$ 7.000.
Segundo Rita, a concorrência em prestação de serviços para solteiros não é grande. "A competição só aparece nos pratos individuais ligths".
Cerca de 10% dos 10 mil clientes da Condieta, empresa de supergelados diet e "ligth", moram sozinhos, segundo Maria Cláudia Nestarez, 49, sócia da empresa.
"Esse número tem aumentado nos últimos anos. Agora somos procurados também por universitários e pessoas que moram em flats", diz ela. Um kit para uma semana, com 14 pratos, custa R$ 112, 00.
A empresa, com seis funcionários (gerente, duas cozinheiras, duas ajudantes e um motorista), fatura cerca de R$ 15 mil por mês.

Empórios
Os empórios também estão de olho nos solteiros. Alguns deles, como o Vinho & Cia. Store e o Empório Santa Maria ampliaram a variedade de produtos em pequenas porções.
Luciana Alves da Silva, 35, sócia do Vinho & Cia., decidiu ampliar sua lista de produtos para solteiros. "Passamos a vender mais produtos em pequenas porções porque a procura cresceu muito."
O Empório Santa Maria tem uma lista de 22 produtos —entre bebidas, refeições prontas e complementos— em porções que variam de 200 g a 500 g.

Outros serviços
Mas a prestação de serviços para pessoas que moram sozinhas não fica só na área de alimentação.
A Casa, Comida e Roupa Lavada presta serviços como faxina, serviços de office-boy e cartório, reforma de estofados, congelados, além, como diz o próprio nome da empresa, de lavar e passar roupas.
Patida Mauad, proprietária, diz que o atendimento é sazonal, mas o atendimento fica restrito a casais e a quem mora sozinho.
Ela cobra uma taxa R$ 70,00 para agenciar quem faça a faxina, lave e passe a roupa quatro vezes por mês. Além da taxa, o cliente paga a diária do empregado.
Nos congelados, a taxa cobrada fica em R$ 50,00, para duas vezes por mês, mais o preço da comida.

Texto Anterior: Como montar um comércio de mármores e granitos?
Próximo Texto: Pesquisa mostra otimismo de pequenos empresários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.