São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo filma 'Mar Morto' como no cinema

ANNETTE SCHWARTSMAN
EDITORA DO TV FOLHA

Adaptada do romance "Mar Morto", de Jorge Amado, a série terá 16 capítulos e será dirigida por Fernando Meirelles.
Sócio da produtora paulista O2, Meirelles é responsável por sucessos como o programa infantil "Rá-Tim-Bum", co-produção da TV Cultura exibida entre fevereiro de 90 e abril de 94.
A roteirização está a cargo de Aguinaldo Silva e Nelson Nadotti.
"A proposta de Carlos Manga, que responde pelas minisséries da Globo, é fazer um produto totalmente diferenciado", diz Meirelles, especialmente contratado para a empreitada no final do ano passado.
Segundo ele, além da evidente superioridade qualitativa da imagem, o fato de ser gravada em película também valoriza a minissérie na hora da venda ao mercado internacional. "O produto pode ser exibido no horário nobre de qualquer país e alcança até o dobro do preço."
A experiência de filmar em película já havia sido testada pela emissora na minissérie "Agosto".
Para assegurar a qualidade cinematográfica de "Mar Morto", Meirelles convocou Cesar Charlone, diretor de fotografia dos filmes "Feliz Ano Velho" e "O Homem da Capa Preta", entre outros. "Ele é o melhor fotógrafo do Brasil, apesar de ser uruguaio", brinca Meirelles.
A direção de arte —que inclui os cenários e figurinos— está a cargo de Yurika Yamazaki, irmã da cineasta Tizuka Yamazaki e responsável pela direção de arte da minissérie "Memorial de Maria Moura", exibida pela Globo em 94.
A produção executiva é de José Roberto Sanseverino, a quem Meirelles credita parte do sucesso das minisséries da emissora. "Ele trabalhou em cinema e não é um burocrata."
Com as filmagens previstas para começar em julho, "Mar Morto" será totalmente gravada na Bahia. Meirelles passou o último mês lá e deve retornar depois do Carnaval para definir as locações —provavelmente a região localizada ao sul de Salvador, próxima a Morro do São Paulo.
O elenco ainda não está definido, mas o diretor pretende trabalhar com muitos atores de São Paulo. "Tem gente muito boa aqui que sempre fica fora das produções globais", diz.
Boa parte do elenco de "Mar Morto" será composta por atores negros, que Meirelles pretende recrutar na Bahia. "Como a próxima novela do SBT, 'Sangue do Meu Sangue', também terá muitos atores negros, a procura vai aumentar muito", aposta.
Ainda sem estréia definida, "Mar Morto" deve ir ao ar no final do segundo semestre —segundo o planejamento da emissora, após "Engraçadinha... Seus Amores, Seus Pecados" e "Decadência", e antes da minissérie sobre a Revolução de 30, que também deverá ser filmada em 16 e 35 milímetros.

Texto Anterior: Maioria já conhece TV paga
Próximo Texto: Após saída de Vera Fischer, audiência se estabiliza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.