São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruas de SP viram 'queijo suíço' após chuva

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Choquito", "campo minado" e "queijo suíço" foram os apelidos que algumas ruas de São Paulo ganharam devido ao aumento do número de buracos após as chuvas.
"A rua Salvador Simões (Vila Dom Pedro I, no Ipiranga) passou a ser conhecida como a rua Choquito", disse a professora Luiza Santos, 34. A camada de asfalto da rua ficou prejudicada com as chuvas e os paralelepípedos estão à mostra em vários locais.
A rua Vergueiro, na zona sul, já é conhecida como o "campo minado", por impedir o fácil acesso à cidade, segundo o taxista Luís Roberto Moraes, 31. Os maiores buracos da rua estão localizados entre os números 6.400 e 7.400.
Um buraco de 1,5 metro de diâmetro surgiu na rua Vergueiro, na esquina com a rua João Álvares Correia, no Jardim Vila Mariana.
Lucro para os borracheiros. "Na semana passada consertei três pneus de carros que caíram na cratera", disse Odair Manoel, 38.
Na Mooca (zona leste), a avenida Presidente Wilson, rua Dianópolis e o viaduto São Carlos (com placa de "Recuperado pela Prefeitura de São Paulo") ganharam apelido de "queijo suíço", devido a trechos com pequenos buracos alinhados e perda de asfalto.
As estradas do Campo Limpo e de Itapecerica foram as mais castigadas, no extremo sul da cidade. Na estrada de Campo Limpo, os maiores buracos estão entre os números 3.900 e 4.000.
"Os ônibus param a um metro da guia por causa dos buracos", disse a estudante Mariana Santiago, 17. Uma amiga até torceu o pé antes de subir as escadas."
Na estrada de Itapecerica, eles se concentram problema próximo ao número 2.500.
Na zona oeste, a maioria dos buracos está na rua José César de Oliveira e na avenida Queirós Filho, ambas na Vila Leopoldina.

OS PRINCIPAIS BURACOS DA CIDADE:
SUL: r. Vergueiro esquina com rua João Álvares Correia (Jardim Vila Mariana); r. Vergueiro entre os números 6.200 e 6.591 e entre o 7.200 e o 7.400 e r. Saioá próximo ao número 1.290; ponte da av. vereador José Diniz sobre a av. Bandeirantes (Brooklin); estrada do Campo Limpo na altura do número 1400 e entre os números 3.956 e 4.078; estrada de Itapecerica entre os números 2.400 e 2.600; r. Comendador Antunes dos Santos (Capão Redondo) próximo ao número 1.200.
LESTE: av. Presidente Wilson e viaduto São Carlos (Mooca); r. Dianópolis (Mooca); r. Ituverava e praça Brejetuba (Vila Prudente); r. Salvador Simões (Vila Dom Pedro I).
OESTE: r. José César de Oliveira (Vila Leopoldina); av. Queirós Filho.
NORTE: pista esquerda da marginal Tietê, próximo ao Playcenter.

Texto Anterior: Quem tem medo da revisão?
Próximo Texto: Prefeitura tapa o dobro de buracos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.