São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995 |
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Preço alto compensa queda na venda
NELSON BLECHER
Apesar de as vendas de creme dental terem sido, em 1993, 15% inferiores às de 1989 em volume, geraram faturamento 24% superior em dólar. A queda de 30% nos volumes comercializados de iogurte em 1993, em comparação com 1989, foi desproporcional ao declínio de apenas 8% no faturamento. Só cinco dos dez produtos analisados conseguiram superar, em 1994, os volumes atingidos no final da década passada. Mas a queda no volume vendido foi compensada pelo aumento de faturamento. É este o caso das margarinas, cujas vendas registraram volumes 5% inferiores, acompanhadas por uma receita 62% superior. O valor foi relativamente superior mesmo para produtos que tiveram desempenho melhor que o de 1989 em volume de vendas —como é o caso do ketchup, por exemplo. "A explicação para esse fenômeno é simples: reajustes de preços", afirma o economista Nelson Barrizzelli, professor de Marketing da USP. "É a única forma de o faturamento subir quando há queda no volume." Essa série histórica emerge da publicação "Tendências 95", um banco de dados do instituto Nielsen que dimensiona os mercados em volume e converte os valores da moeda nacional para o dólar. É emblemático que só uma categoria —fraldas descartáveis— tenha registrado crescimento de vendas em volume correspondente ao aumento de faturamento. A redução da alíquota de importação de 20% para 2%, em vigor em junho de 1994, aumentou a oferta do produto no mercado e estimulou promoções. "Como os demais ainda não foram submetidos à concorrência externa, puderam promover reajustes para compensar a queda de volume", afirma Barrizzelli. LEIA MAIS Sobre o desempenho do consumo na pág.2-3 Próximo Texto: Preparando o pacote; Plano Collor 3; Em debate; Teoria revista; Enfoque ortodoxo; Um exemplo; Em tempo; Na capital; Selo obtido; Oriental local;Trégua declarada Índice |
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