São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabelos servem para proteger os mamíferos do frio e do calor

KATHY WOLLARD

Cabelos são a assinatura dos mamíferos. Seres humanos e cães são mamíferos, assim como outros animais cabeludos —gatos, vacas, girafas e esquilos. Mamíferos têm sangue quente e cuidam dos seus bebês com leite produzido no próprio corpo.
Cabelo pode surgir nos lugares e formas mais estranhas. O maior dos mamíferos, a baleia, tem pêlos ao redor da boca. As agulhas do porco-espinho são na verdade pêlos muito afiados. E o chifre do rinoceronte é um topete com cabelos muito unidos.
Por que os pêlos surgiram nos mamíferos? Os cientistas acreditam que alguns animais nasceram acidentalmente com alguns cabelos —por mutação— e sobreviveram para ter filhos também cabeludos.
Após muitas gerações, os cabelos provaram ser uma vantagem na luta pela sobrevivência. O cabelo isola o corpo e funciona como uma espécie de casaco natural sobre a pele, ajudando a manter a circulação do corpo a 36 graus, mesmo em clima frio. Em climas quentes, um "casaco" fino em animais como chimpanzés protege dos raios solares. Bichos com pêlos muito pesados, como lobos e raposas, se instalaram em áreas do norte do planeta, ainda um outro nicho para se instalar e procriar.
Ao longo do tempo, porções de cabelo sobre o corpo adquiriram funções específicas. Cílios evitam que o suor escorra sobre os olhos. Pêlos no nariz e ouvidos protegem da poeira. Os bigodes dos gatos servem para que ele tateie o ambiente.
Entre humanos, o corpo perde calor no frio principalmente através da cabeça, uma vez que o cérebro consome energia para nos manter vivos e pensando. Os cabelos mantêm o calor no inverno e protegem do sol no verão.
O cabelo na cabeça têm ainda uma outra vantagem: é atraente. Por isso a gente perde tanto tempo se preocupando com penteados ou gastando muito dinheiro para tentar fazer crescer novo cabelo quando o nosso cai.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Letícia prefere "clarinhos"
Próximo Texto: Os machos podem dar à luz?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.