São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote de blues tem inéditos e consagrados; Inédito; Mestre do soul

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pacote de blues tem inéditos e consagrados
O ótimo nível do pacote de jazz se mantém nos primeiros lançamentos de blues do selo JHO. Nove álbuns destacam alguns figurões atuais desse gênero.
Conhecido das platéias brasileiras, o guitarrista e cantor John Hammond surge com dois CDs, recriando clássicos de mestres como Robert Johnson e Willie Dixon. "Frogs for Snakes" (de 82) é um disco de estúdio; "Live" (de 83) registra um concerto solo.
Ronnie Earl —outro talentoso "bluesman" que esteve há pouco no país— também aparece em dose dupla. "Test of Time" é uma coletânea de seus discos no período 82-91; "Surrounded by Love" (de 91) exibe todo o ecletismo desse virtuose da guitarra, que vai do blues acústico ao gospel.

Inédito
Praticamente inédito por aqui, Johnny Copeland também chega com dois títulos. Em "Boom Boom", o guitarrista e cantor mostra que seu blues dançante não tem quase espaço para melancolia. "Texas Twister" é uma coletânea de álbuns gravados entre 80 e 85, com alguns jazzistas nos sopros.
Também inédito no Brasil, o guitarrista John Slaughter não compõe, mas reuniu um apetitoso repertório de "rhythm & blues" para o CD "A New Coat of Paint". Entre outras, ele recria canções de Ray Charles, John Mayall, Tom Waits e Taj Mahal.
As gravações mais antigas do pacote estão no CD de George Thorogood, americano que chegou a abrir shows dos Rolling Stones, em 81. Lançado em 78, o "cover" de "Move It on Over" (de Hank Williams) rendeu a esse "bluesman" roqueiro um disco de ouro.
Uma boa surpresa é "Best Blues and Originals", da guitarrista Rory Block. Além de convidados ilustres, como Stevie Wonder e Taj Mahal, a blueseira exibe uma eficiente "steel guitar" e canta até baladas.

Mestre do soul
Apesar do sucesso de seus shows no país, em 94, o mestre do soul Otis Clay continuava fora das lojas. Esse absurdo ineditismo chega ao fim com dois álbuns.
Gravado ao vivo no Japão, em 83, "Soulman" flagra uma de suas excitantes performances. "I'll Treat You Right" (91) mostra o vozeirão de Clay um pouco mais rouco e próximo do blues.
Completa o pacote "No Frills", CD comemorativo dos 20 anos do quarteto The Persuasions, especialista no rhythm & blues e no gospel cantados "a capella" (sem acompanhamento). Uma arte que voltou à moda.

Texto Anterior: Selo traz 35 CDs de jazz, blues e reggae
Próximo Texto: Selo Hearbeat lançou preciosidades do reggae; Primeira geração; Engajamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.