São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa vai acompanhar financiamento de obras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Caixa Econômica Federal, Sérgio Cutolo, tomou posse ontem e disse que a instituição vai ser mais rigorosa na liberação de recursos próprios e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, usando apenas critérios técnicos sem interferência política.
Segundo ele, é preciso garantir total transparência às ações e contas da CEF, monstrando quanto custa cada uma das suas atividades e quem se beneficia delas.
O plano de ação deve ser anunciado dentro de três meses. Uma das metas é reduzir a sonegação e cobrar os inadimplentes.
Os grandes devedores, segundo Cutolo, são as empresas de construção civil. O total de dívidas vencidas é de R$ 550 milhões.
No caso da sonegação de FGTS, Cutolo disse que já está discutindo medidas com o ministro Paulo Paiva (Trabalho). Também estão sendo analisadas formas de reduzir o custo administrativo.
A reestruturação da CEF vai implicar o fechamento de agências e redução de despesas com pessoal.
A definição dos detalhes levará em conta a concorrência com outros bancos federais e as recomendações do Comitê de Acompanhamento das Instituições Federais.
Até agora, o único nome não escolhido por Cutolo foi o do diretor de Habitação, José Fernando de Almeida, funcionário da CEF e antecessor de Cutulo na presidência, transferido com o apoio do ministro-chefe da casa civil, Clóvis Carvalho, do senador José Sarney (PMDB-AP), e do PSDB.
O diretor de saneamento deve ser indicado pelo PFL nordestino. Cutolo conseguiu indicar técnicos para as outras quatro diretorias: Adelmar Tôrres (Administração), Sandra Beatriz Tavares (Financeira), Valdery Albuquerque (Comercial) e Valter Hiebert (Fundos).

Texto Anterior: Dívidas atrasam balanço do banco
Próximo Texto: FHC cancela concorrência de hidrelétrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.