São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
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Cratera tapada reabre em 15 dias

DA FOLHA SUDESTE

A Folha viajou por cerca de 250 quilômetros de estradas da região e constatou o mau estado do asfalto. Entre Monte Mor e Campinas, na altura do km 7 da rodovia que liga as cidades, uma "cratera" de quatro metros de largura ocupa duas pistas.
O buraco havia sido tapado há duas semanas, mas abriu de novo e suja com asfalto o assoalho e laterais de carros.
O governo estadual anunciou que estão sendo estudadas medidas que levem à recuperação definitiva das rodovias e à normalização do tráfego nos quase 30 mil quilômetros da malha viária paulista.
No momento estão sendo feitas apenas ações emergenciais, que incluem drenagem, sinalização e atendimento aos usuários, paralelamente à operação tapa-buracos. O orçamento não é divulgado.
Segundo o sargento Moacir Gregório, 39, da Polícia Rodoviária de Campinas, os acidentes aumentaram 20% devido aos buracos causados pelas chuvas nas estradas em relação a fevereiro de 94. A polícia ainda está fazendo levantamento dos números.

Bragança
O asfalto das estradas na região de Bragança Paulista, onde todos os acessos estão tomados por buracos, não recebe obras do Estado há mais de dez anos, segundo o prefeito Jesus Abi Chedid (PFL), 55.
Ele afirma que os três governos que passaram nesses anos fizeram promessa de melhorar as estradas, chegaram a abrir licitação, mas nada foi realizado.
Além das crateras na pista, os acessos a Jaguariúna, Itatiba e Socorro não possuem acostamento em vários trechos. "Vai pneu, roda, amortecedor", diz o prefeito.
A psicóloga Jucilene Alves Lins, 32, disse que mesmo tomando o máximo de cuidado e andando devagar teve duas rodas e dois de seu Gol danificados por buracos na rodovia Anhanguera, perto de Limeira, à noite.
"Além do prejuízo de R$ 120,00 que tive, passei um grande susto sozinha na estrada pedindo socorro. É preciso processar o Estado para começar a responsabilizar o culpado e evitar que essa situação continue."

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