São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
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Empresa consegue ISO sem abandonar velhos processos

Método melhorou relacionamento com clientes e funcionários

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há 20 anos no mercado, a Kentec Eletrônica Ltda —empresa de sistemas de segurança e controle— começou a incorporar as mudanças exigidas pelo Programa de Qualidade Total de forma gradativa sem abandonar os antigos processos da empresa.
"A Kentec otimizou informações em nível operacional identificando os objetivos comuns da empresa", afirma Ângela Couto de Magalhães, 35, coordenadora administrativa do controle de garantia da qualidade da empresa.
A Kentec responde por 40% da representação de segurança no mercado e implantou o Programa de Qualidade Total em março de 94, depois de participar de um curso sobre o tema promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Com isso, a certificação ISO 9.000 chegou em dezembro do ano passado.
Algumas melhorias verificadas na empresa foram a agilidade do relacionamento entre empresa e clientes, a melhoria nas pesquisas e a modernização dos sistemas de gerenciamento.
"Formamos um comitê de qualidade que verifica constantemente a conformidade com o manual", diz Ângela.
Os departamentos de vendas, engenharia e assistência técnica foram aglutinados em um centro operacional e divididos em três unidades operacionais: sistema de vídeo, sistema de segurança e automação predial e controle.
Segundo ela, o trabalho é programado a fim de aumentar a eficiência da produção e cumprir prazos. Todas as compras são discutidas entre os diversos departamentos.
Ângela diz que no primeiro mês após a implantação do programa houve queda de faturamento porque os funcionários não estavam habituados às mudanças. Mas, a produtividade voltou ao normal com o aumento da participação dos funcionários nas decisões da empresa.

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